Você sabe o que é bursite?

• 25 de setembro de 2018

Todo mundo conhece alguém que conhece alguém que sofre com bursite. Apesar do nome familiar, há uma grande chance de você não fazer ideia do que é, de fato, bursite. Se você perguntar a um profissional, ele te diria de maneira simples: ‘bursite é a inflamação da bursa’. E você, com vergonha de assumir o desconhecimento, faria cara de conteúdo. Na tua cabeça pairaria a dúvida: ‘O que é bursa?’, não é verdade? Este blog existe para simplificar!

O que, de fato, é a bursa?

A bursa é como uma bolsinha de líquido que facilita os movimentos das articulações. É mais frequente a inflamação dessas bolsinhas nos ombros e quadris, mas elas podem ocorrer em outras partes.

Como ela inflama?

Pergunta para um jogador de handebol. Lançar objetos acima da cabeça repetidamente pode ocasionar a bursite, mas não só isso. Apoiar os cotovelos ou os joelhos sobre uma superfície rígida também a facilitam.

A bursite pode acometer a todos, mas existem alguns fatores agravantes. O primeiro deles é a idade; com o envelhecimento, a bursa torna-se mais propensa à inflamação. Outro fator é mais relacionado a hábitos: como já citamos, o handebol é um forte aliado da bursite, assim como outras atividades – em exercícios de musculação, por exemplo, a carga ou o ângulo inadequado podem ser determinantes. Pacientes que já tenham artrite ou diabetes também costumam ser mais propensos.

A maneira mais comum de perceber a bursite é através do incômodo na articulação, muitas vezes seguido de vermelhidão na região e dificuldade na execução de movimentos. Caso você apresente os sintomas por um período longo, procure um médico imediatamente. Ele vai buscar o diagnóstico através de exames específicos, a bursite é diagnosticada por exames de imagem, uma radiografia não é capaz de mostrar tal inflamação.

Após o diagnóstico, o médico pode te propor alguns tratamentos. Medicação, punção do líquido da bursa ou, em alguns casos, a cirurgia. Mas é claro que o mais recomendado será a fisioterapia. Somente um fisioterapeuta pode resolver de forma não agressiva e eficaz. Existem várias modalidades de terapia no caso de bursite. Converse com um fisioterapeuta e, mais importante: se der para prevenir, previna!