Dores no ciático: o que fazer?

• 24 de julho de 2018

Em tempo recorde, ouvi mais de uma dezena de reclamações de dor no nervo ciático. Algo que sempre nos remete a idades mais avançadas tem chegado com muita frequência ao pessoal da faixa de 30 anos. Será que essa já era uma dor presente ou tem se tornado mais frequente nos últimos anos? Quais são as causas? Tem cura? Precisa de cirurgia? Saiba mais no nosso texto de hoje.

Primeiramente, vamos entender o que é o nervo ciático e porque ele é tão importante.Esse nervo é o maior que possuímos, sai da coluna, passa pela coxa e vai se dividir a partir do joelho, ramificando-se até o pé. Deu para entender sua importância? É por isso que dores relacionadas ao ciático são tão incômodas e atrapalham os movimentos com tanta intensidade. Essas dores são causadas pela compressão ou inflamação desse nervo; e podem desencadear alguns sintomas:

Dificuldade em caminhas;

Fisgadas na perna e glúteos;

Sensação de dormência ou queimação;

Pequenos choques, que podem estender-se dos glúteos à planta do pé.

Muitos desses sintomas podem ser apresentados por problemas na coluna, como hérnias. É muito importante que você não saia por aí dando o próprio diagnóstico e se metendo a ortopedista ou fisioterapeuta sem o ser. Caso sinta dor ciática, somente esses profissionais poderão dizer e é essa a causa da dor. O teste é, relativamente, simples e pode ser complementado com uma ressonância magnética, apenas para avaliar a condição da coluna. A dor ciática é, em geral, de raiz muscular ou fascial (aqui, no blog, já fizemos diversos textos expondo o que é a fáscia. Leia mais!).

O primeiro ato da maior parte dos acometidos por essas dores é medicar-se. Já dissemos aqui que medicar uma dor é mascará-la e não tratar suas raízes. Nunca tome uma medicação sem que ela tenha sido prescrita.

Alguns têm medo de descobrir a dor ciática por receio de precisar passar por cirurgia. Saiba que o procedimento cirúrgico é recomendado em pouquíssimos casos. A grande maioria dos problemas ciáticos são resolvidos na fisioterapia. O fisioterapeuta descobrirá o que causa a tua dor para, então, tratar devidamente. Não são todas as dores ciáticas que devem ser tratadas de uma mesma maneira, como já descrevemos aqui, ela pode ter origem em diferentes partes.

No geral, o que sempre recomendamos é sair do sedentarismo e fazer exercícios leves. O repouso é motivo de aumento da dor. Exercitar-se e procurar manter uma postura correta podem te ajudar a nunca passar por essa experiência. Aqui, no blog, temos vários textos que podem te ajudar a adotar uma postura mais adequada.

Em caso de dúvida, não hesite em entrar em contato.