Dor nos joelhos ao correr: é normal?

  • 9 de abril de 2019

 

Muitas pessoas aparentemente saudáveis reclamam de algum tipo de dor nos joelhos após realizar alguma atividade, sendo bem comum após a corrida. Grande parte dessas pessoas nunca teve algum trauma ou apresenta algum problema reumatológico. Atenção: neste texto trataremos exclusivamente de assuntos relacionados às dores sem diagnóstico prévio de algum distúrbio ou deformidade grave.

Um fator muito importante para a dor nos joelhos é a falta de preparo dos músculos ao realizar uma atividade. Muitos corredores relatam dores logo nos primeiros treinos de corrida. Isso acontece devido ao desequilíbrio muscular em relação à atividade. Existem também quem exagere no treino sem entender a ordem natural das coisas. Não é possível correr bem se o teu corpo não estiver preparado para a corrida, sendo exatamente o contrário; o teu corpo deve estar forte e bem preparado para a corrida antes de iniciar na atividade.

Um dos primeiros cuidados se tomar com relação à corrida ou qualquer outra atividade é a escolha de um calçado adequado. Cada pessoa pisa de uma maneira e deve, sim, levar isso em consideração na hora de escolher o tênis adequado. Se você não sabe o seu tipo de pisada,fale com um fisioterapeuta e ele fará o teste para você.

Outra boa dica é o descanso. Repousar entre os treinos é fundamental para um bom rendimento e ausência de dores. Você precisa dar tempo ao teu corpo, sem exagerar, é claro! Não se esqueça da musculação. As pernas precisam ser fortes e a musculatura tem de estar bem treinada e preparada para as atividades que você venha desempenhar. Um bom treino pode ser a chave para nunca mais sentir dores nos joelhos.

Não deixe de pensar que as dores podem ser sinais de coisas mais sérias, aqui no blog temos alguns exemplos que você pode conhecer:

Conheça melhor o seu joelho!

Condromalácia patelar

Entenda que a dor é sempre o sinal de que algo está errado. Converse com um fisioterapeuta!

Cuide bem do seu corpo!

Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!

Siga nossas redes sociais para mais informações:

Santibras Fisioterapia
Dan de Araújo