Você sabe o que é escoliose?

  • 29 de maio de 2018

Sabemos que nossa coluna é composta por vértebras e que suas conexões nos proporcionam diversos movimentos. Se você reparar, ela possui algumas curvas que são completamente normais, repare com atenção a região do pescoço e lombar. Mas e quando a curva é para o lado errado? Nossa coluna realmente se parece com a letra S, mas só quando vista de perfil. Você tem – ou conhece alguém que tem – o S em outro sentido? Hoje vamos falar sobre esse problema, a escoliose.

 

Estima-se que 4% da população mundial sofra com esse mal. Mas o que é e quais são as suas consequências? Bom, o termo escoliose deriva do grego antigo e quer dizer curvatura. A escoliose é, então, uma curvatura anormal em algum ponto da coluna. Até hoje não se pode dizer suas causas mais precisas, aceita-se vir de fatores genéticos e ambientais.

 

A escoliose é, habitualmente, desenvolvida no período da adolescência. O diagnóstico é simples e feito através de uma radiografia da coluna. Muitas pessoas se surpreendem ao recebê-lo, já que a escoliose é indolor.

 

Se é indolor, por que eu deveria tratar? Muito simples, você já leu em nosso blog que o nosso corpo tende a adaptar-se a pequenos ‘desníveis’ e por isso acaba por compensar os alguns problemas gerando outros. Existem casos um pouco mais severos em que as pessoas têm problemas para respirar devido à deformidade. É claro que tudo vai depender da posição da curvatura, somos pessoas diferentes e, mesmo as anormalidades, tendem a ser diferentes.

 

Os tratamentos mais difundidos para a escoliose são o uso de colete e cirurgia. É claro que entre um e outro existem outras alternativas. Atualmente, a fisioterapia possui diversas abordagens no tratamento à evolução da escoliose, não permitindo que chegue a níveis tão severos.

 

Como sempre dizemos, o melhor tratamento para qualquer problema é a prevenção. Procure conhecer bem a tua coluna, é ela quem manda em muito do que você faz todos os dias. Não só para cuidar de escolioses ou alguma deformidade, mas estar atento à postura e evitar algum problema são essenciais para uma melhor qualidade de vida. Conheça aqui o que a Santibras pode fazer pela tua coluna.

Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!

Criação de sites by H2Web