O que é fascite plantar?

• 30 de outubro de 2018

Uma patologia muito comum nos pés é a fascite plantar: uma inflamação na fáscia, um tecido que recobre os pés, do calcanhar aos dedos. A fascite é reconhecida por uma dor, incômodo ou formigamento na sola dos pés. A fáscia plantar tem como principal função amortecer o impacto nos pés. Quanto mais sobrecarregadas, maior será a possibilidade de inflamação.

A fascite, em geral, acomete um dos pés, apesar de haver casos bilaterais. Existem algumas causas mais favoráveis à fascite. Como grande parte dos problemas de saúde, o sobrepeso é um inimigo da fáscia pois, como já foi dito, ela serve para a absorção de impacto. Quanto maior o peso de um indivíduo, maior a carga de trabalho da fáscia.

Salto alto: O uso contínuo de sapatos com salto pode causar um encurtamento de tendão, o que pode gerar a inflamação na fáscia. Sapatos altos podem trazer muitas outras complicações além da fascite.

Impacto nos esportes: Muitas pessoas acabam praticando treinos com cargas muito altas ou prática de corrida sem calçado adequado, o que pode sobrecarregar a fáscia.

Além dessas complicações adquiridas, podemos nascer com algumas configurações comprometedoras à fáscia. Pés excessivamente planos ou cavos podem ser pouco eficientes na absorção de impacto. Um fisioterapeuta pode identificar se esse é ou não o seu caso.

O diagnóstico da fascite plantar pode ser feito por um médico ou fisioterapeuta. Uma boa notícia é que um tratamento terapêutico adequado pode devolver a qualidade de vida e remover a dor e o incômodo. O processo não costuma ser rápido, mas sua eficiência é indiscutível.

Caso sinta algum dos sinais descritos aqui, informe-se com o fisioterapeuta e comece o tratamento imediatamente, caso seja diagnosticado.

.