Fisioterapia preventiva: um aliado na prática esportiva

  • 2 de Janeiro de 2018

A fisioterapia é muito conhecida quando o assunto é o tratamento conservador de alguma enfermidade seja ela ortopédica, neurológia ou respiratória.

O que não é de conhecimento amplo da população é de que existe uma área da fisioterapia que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, na terceira idade e entre atletas profissionais e amadores, é a fisioterapia preventiva. Diversos estudos vêm comprovando a eficiência da fisioterapia preventiva na redução do índice de afastamento do trabalho e consequentemente, reduzindo o número de cirurgias.

Existem diversos exercícios e atividades que compõem a fisioterapia preventiva, cada conjunto é estudado e direcionado para compensar o estresse desempenhado na sua função, ou seja, não adianta você fazer a atividade que não foi direcionada a você.

É importante frisar que alongamentos podem parecer exercícios simples, mas se realizados de forma incorreta, podem causar lesões gravíssimas. Desta forma a fisioterapia preventiva deve ser prescrita por um profissional capacitado e após uma avaliação completa das suas atividades diárias.

Os benefícios da fisioterapia preventiva são fantásticos tanto para idosos quanto para crianças, jovens e adultos. Os diversos exercícios de alongamento combinados com respiratórios são excelentes.

Este trabalho consegue combater doenças como: hipertensão, diabetes, osteoporose, tendinite, doenças cardíacas, artrose, hérnia de disco e bursite. Ajuda a melhorar a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação, a concentração e a postura.

Pessoas que sofrem de insônia, ansiedade, depressão, dores nas articulações e músculos também podem obter melhoria através da fisioterapia preventiva.

A fisioterapia preventiva não tem contra indicações, mas deve ser orientada e acompanhada por um profissional capacitado. Assim como a consulta médica é indispensável.

O gesto específico de cada esporte é estudado e trabalhado no trabalho preventive também.

Se você se preocupa com sua saúde e quer evitar sofrer lesões, venha para a Santibras Fisioterapia, cuidaremos para que os riscos de lesão sejam reduzidos ao máximo.