Hérnia de disco: o que é, sintomas e tratamento

• 15 de agosto de 2017

A coluna vertebral é composta por vértebras e separadas por discos que servem como amortecedores de impacto, além de permitirem o movimento da coluna.

Seu formato e composição lembram o chiclete Buballo, tem uma camada mais rígida por fora e por dentro um liquido viscoso. Quando este líquido rompe as camadas externas do disco damos o nome de hérnia de disco.

Hérnia é toda a projeção ou saída através de um orifício ou fissura de uma estrutura contida.

Quando esse disco se rompe e líquido extravasa, ele acaba atingindo as raízes nervosas que estão próximas, podendo causar diversos sintomas como: dores na região, podendo irradiar ou não para os membros, sensação de queimação, dor noturna, que piora durante o sono, sensação de travamento, você não consegue esticar a coluna, a dor piora quando você estica a coluna ou as pernas, ficar sentado por muito tempo é extremamente desconfortável, sente perda de força e sensibilidades nos membros.

As causas da hérnia de disco estão relacionados com uma postura errada tanto na postura estática, como nas atividades de vida diária, fatores hereditários também estão relacionados à doença, traumas de repetição no trabalho e esporte, idade avançada também são determinantes para lesões degenerativas.

A falta de prática de atividade física é um fator importante a ser levado em conta, pois, estudos mostram que atividade física de qualidade pode melhorar e prevenir dores nas costas.

São fatores de risco: trabalho físico pesado, trabalho repetitivo, vibrações, postura de trabalho estática , inclinar o tronco com carga e fatores psicológicos.

Na maioria dos casos o tratamento é conservador, só é indicada a cirurgia para pacientes que estão fazendo o tratamento conservador e mesmo assim há diminuição da força e sensibilidade dos membros, do contrario a fisioterapia é indicada para o tratamento.

A Santibras fisioterapia é especializada em tratamentos da coluna, se você se identifica com esses sintomas, marque já uma consulta e deixe de sofrer.

herniadedisco