você sabe o que é luxação?

  • 9 de abril de 2019

 

 

Se existe um esporte coletivo esquecido por quase todos os adultos, esse esporte é o handebol. A maioria já o praticou em idade escolar e depois o esqueceu. São poucos os brasileiros que conhecem algum dos jogadores ou sabe por onde andam os grandes times ou nossas seleções. Apenas por informação, o handebol brasileiro – feminino, masculino ou de praia – é motivo de muito orgulho, temos as melhores seleções e poucos querem cruzar nosso caminho. Quanto ao handebol que costumávamos praticar nas aulas de educação física, esse deve te trazer algumas memórias: quem nunca deu um encontrão com o colega de turma e depois teve dificuldade para respirar? Quem não passava o jogo todo fugindo de ocupar a posição do goleiro? Quem não sentiu o rosto arder ao receber uma bolada?

E quem não se lembra de um colega que sofreu luxação em um passe inocente? Talvez esse colega já tenha sido você. Caso tenha passado por essa péssima experiência de achar que os dedos estivessem quebrados ou necrosados, é bem provável que ainda não entenda realmente o que aconteceu. Afinal de contas, o que é uma luxação?

 

A luxação é o deslocamento repentino de um ou mais ossos de uma articulação. E é tão comum no handebol por ser resultado de uma força incomum sobre a articulação, como é o caso da bola em alta velocidade. Também é muito comum nos ombros, joelhos e nos punhos – podendo acometer qualquer articulação, inclusive na ATM.

 

Não sabe o que é ATM? Leia aqui!

 

O diagnóstico é, em geral, feito a partir de um exame de raio-X, e deve ser reduzida por um profissional. Tentar resolver uma luxação de maneira independente pode ter consequências gravíssimas. É provável que te seja receitado algum remédio para a dor, mas a redução é feita de forma mecânica e, repetimos, por um profissional.

 

Após sofrer uma luxação é bem provável que a articulação comprometida torne-se mais suscetível a outras luxações, isso ocorre devido a lesões nos músculos e ligamentos que a mantém. É recomendado o tratamento com fisioterapia para o fortalecimento dessas áreas. Caso já tenha sofrido uma luxação e ainda sente-se enfraquecido ou incomodado, entre em contato e converse com um fisioterapeuta.

 

Cuide bem do seu corpo!

 

Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!

 

Siga nossas redes sociais para mais informações:

 

Santibras Fisioterapia

Dan de Araújo