O que é o manguito rotador?

  • 28 de fevereiro de 2019

Se você acompanha nosso blog há algum tempo, já leu sobre manguito rotador. Temos diversos textos sobre ombros e suas possíveis lesões. É muito provável que você já tenha sentido alguma dor relacionada a esse conjunto, neste texto vamos explicá-lo e mostrar alguns possíveis problemas. O manguito rotador é formado por quatro músculos, e é responsável por prender o braço ao ombro. Além de ser uma articulação extremamente versátil e importante, acaba por ser muito lesionado.

Lesões por processos inflamatórios são muito comuns nessa região. Distensões e rompimento de tendões são os campeões de incômodo. Dores nos ombros, além de muito desagradáveis são muito limitantes. Nessa hora vale muito a pena entender o que é o manguito rotador:

Por desempenhar várias funções, o ombro é comumente sobrecarregado. Como você pode ver na imagem, o encaixe do manguito é perfeito, como um botão na casa. Esse formato também facilita para pequenos desvios quando o encaixe varia do perfeito. Algumas das possíveis causas de dores relacionadas ao manguito rotador são:

Bursite: uma inflamação na bursa, uma bolsinha de líquido que facilita o movimento das articulações. Pela variedade articular dos ombros, não é difícil que a bursa seja prejudicada na região. (Leia mais sobre bursite)

Falta de cuidado com músculos que não fazem parte dos ombros: entenda melhor aqui.

Abandono dos músculos paravertebrais: que são muito importantes para a manutenção de nossa postura e são, em geral, esquecidos nas academias. (Clique aqui e conheça melhor todas as funções dos paravertebrais)

Síndrome do impacto: ocorre quando o espaço articular dos músculos do ombro são comprometidos. (Explicamos melhor aqui)

Além dessas, existem diversas outras complicações no manguito rotador, todos passíveis de resolução por um bom fisioterapeuta. Entre em contato e converse com um profissional!

Cuide bem do seu corpo!

Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!

Siga nossas redes sociais para mais informações:

Santibras Fisioterapia

Dan de Araújo