A fisioterapia na vida dos atletas de MMA

  • 2 de agosto de 2017

 

fisioterapia nas lutas

fisioterapia no MMA

A Fisioterapia está sempre presente na vida de atletas profissionais de MMA

Sendo bastante importante no cotidiano do MMA, principalmente pelo papel preventivo.Por conta de suas  próprias características, as lesões nos esportes de luta são praticamente inevitáveis. Quedas, golpes e finalizações  fazem parte da rotina de treinos e competições do atletas e praticantes dessas modalidades.  Preparar estes desportistas e praticantes para que possam absorver ou resistir a estes golpes é fundamental para que sejam minimizadas as chances de lesões.

No MMA, o fisioterapeuta ainda não tem uma presença forte como em outros esportes de luta como o judô, sendo de suma importância o trabalho de Orientação e Conscientização. As lesões em lutadores de MMA podem ocorrer nos treinos ou nas competições, e podem ser agudas (traumas) ou crônicas (movimentos repetitivos).

O Fisioterapeuta pode atuar tanto nos treinos quanto nas competições, intervindo nas lesões agudas e crônicas. O atleta profissional de MMA precisa entender que sua ferramenta de trabalho é seu corpo, e caso ele se lesione, poderá perder muito com isso. É um esporte individual e, se não lutar, não ganha. O atleta precisa evitar ao máximo se lesionar, por isso a importância da presença da Fisioterapia Preventiva em seu cotidiano. Comparemos ao jogador de futebol. No aparecimento de uma lesão, ela é diagnosticada pela equipe médica e o atleta é encaminhado para o Departamento Médico para realizar tratamento. No entanto, o jogador continua recebendo seu salário mensalmente, e com um jogador reserva em seu lugar. Portanto ele não perde tanto quanto um lutador. Agora pensemos o contrário. Quando um lutador de MMA se lesiona, o que acontece? Será que todos passam pelo mesmo procedimento?

A Santibras fisioterapia é especializada em atendimento de atletas de alto rendimento, se você é atleta e busca melhorar sua performance, venha fazer uma avaliação.