O crossfit e suas lesões associadas

  • 13 de junho de 2017

crossfit fisioterapia

O crossfit é um método de treino de condicionamento físico e força baseado em movimentos funcionais, realizados com alta velocidade e grande variações de exercícios. Esses exercícios são divididos em três esferas: levantamento olímpico, ginástica olímpica e treino metabólico. Essa pratica vem crescendo cada vez mais, pelo fato das pessoas independente de idade e sexo buscarem alternativas para os cansativos e repetitivos treinos em academias de musculação.

Acompanhando o crescimento da modalidade, cresce também o número de praticantes que se lesionam durante os treinos, um estudo realizado revista científica Journal of Strength and Conditioning Research Publish Ahead of Print, 73% dos que praticam Crossfit sofreram algum tipo de lesão e, destes, 7% precisam de intervenção cirúrgica. Foram avaliados 132 praticantes.

 

As articulações que mais sofrem com os treinos são: joelhos, coluna vertebral e ombros, as lesões no joelho estão muito mais associadas à prática incorreta dos exercícios e sua repetição, na coluna, a carga excessiva de peso associada a uma postura errada nos exercícios é fatal e nos ombros o levantamento de barras acima da cabeça com uma carga muito grande e erro na execução do movimento.Este estudo ainda mostra que em média há 3,1 lesões a cada mil horas treinadas, e afirma que são os mesmos índices dos atletas de levantamento de peso olímpico e ginástica olímpica, mas são menores que os de jogadores de rugby, por exemplo.

 

Entretanto a prática de crossfit não é desaconselhada, só é preciso,além de uma avaliação adequada, moderar a intensidade, o peso e o número de repetições. Independentemente se a pessoa está começando agora ou se já faz há muito tempo.