Paravertebrais: os músculos que te sustentam e você despreza!

  • 14 de agosto de 2018

Na semana passada, falamos sobre a importância de fortalecer algumas regiões musculares não atingidas nos ciclos comuns de exercício em academia.  Hoje, seguiremos assim, e falaremos sobre um grupo muito importante, não apenas na questão estética, mas na tua postura e estabilização

 

Muita gente acha que entende tudo de musculação, isso por ter um super bíceps, o que nada quer dizer. pessoalmente, já tive a oportunidade de ver um homem com bíceps enormes, mas sem nada de ombro e nada de antebraço, uma anomalia fisiológica! Com o peso do braço, os ombros logo vão apontar algum problema. Há também os que se preocupam muito com o tronco e os braços e deixam as pernas fracas e despreparadas para todo o peso.

 

Apesar de todos esses defeitos serem facilmente notados, existem outros músculos ainda mais abandonados pelos marombeiros de fundo de quintal: estamos falando dos paravertebrais. Esses músculos cuidam de um jeito inimaginável da manutenção da tua postura.

 

Os paravertebrais são responsáveis, junto com os abdominais, por manter uma certa estabilização na coluna e por permitir que não desmontemos. Para começar a entender a importância e a maneira que esse grupo é deixado de lado é só notar a cara do instrutor da tua academia quando você pedir por exercícios que contemplem os paravertebrais.

 

No geral, esses músculos são atendidos através de pilates e RPG, e são os fisioterapeutas os que mais sabem do descaso que temos com esse grupo. Os paravertebrais e os abdominais, quando bem trabalhados, podem evitar diversos tipos de dores nas costas. Converse com um fisioterapeuta e descubra em que condições estãos os teus paravertebrais.

 

Aqui, leia sobre os músculos abdominais!

 

Leia aqui nosso texto sobre postura!

 

Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!

 

Siga nossas redes sociais para mais informações:

 

Santibras Fisioterapia

Dan de Araújo