O que é reumatismo?

• 13 de fevereiro de 2019

Acreditava-se que algumas doenças causavam acúmulo de líquido nas articulações, as causas dessas doenças nunca foram bem explicadas e sequer exploradas. Hoje, sabe-se que são as doenças reumáticas e, em muitos casos, ainda não podemos afirmar suas reais causas. O que podemos dizer é que se tratam, sim, de problemas articulares e o tratamento tem se tornado cada vez melhor aplicado e difundido.

Reumatismo é um nome genérico para essa categoria de dores musculares e articulares que compreende centenas de doenças diferentes. Essas doenças podem afetar não apenas nossa locomoção, mas também o coração, pulmões, intestino ou rins.

Algumas doenças reumáticas conhecidas já tratadas aqui no blog são:

BURSITE: A inflamação da bursa, uma estrutura com líquido que nos facilita o movimento das articulações.

TENDINITE: Devido a uso extremo ou trauma, pode limitar e incapacitar movimentos.

ARTRITE REUMATOIDE: Em geral, afeta pessoas acima dos quarenta anos, mas há casos em que pode apresentar-se antes.

Além dessas, muitas outras doenças são associadas à categoria de reumatismo. Ao contrário do que se pensa, ele não acomete apenas pessoas com idade avançada, há muitos jovens em tratamento para doenças reumáticas. Estima-se que aproximadamente quinze milhões de brasileiros sofrem com suas articulações ou músculos.

Essas dores não são contagiosas e podem ser agravadas por estresse, trauma, obesidade, ansiedade, depressão e sedentarismo. Costumam apresentar edema, dor e vermelhidão nas regiões afetadas. Devem ser acompanhadas de perto por um fisioterapeuta, fazendo com que não incapacitem ou limitem seus portadores. O tratamento para essas dores é muito importante e quanto mais cedo for sua adesão, maiores são as chances de sucesso.

Se você possui algum sintoma de doenças reumáticas ou possui histórico em sua família, dê um jeito de investigar a fundo e evitar que elas te atrapalhem. Cuide sempre do teu corpo!