Smartphones: use com moderação!

  • 12 de junho de 2018

Já estamos tão inseridos no mundo da tecnologia que fica difícil nos imaginar sem o uso de smartphones, tablets ou outros aparelhos facilitadores. Há uma grande chance de você estar lendo este texto em um smartphone, por exemplo. De qualquer maneira, fique parado exatamente como está. Note a tua postura e veja se ela está de acordo, se é natural e pense se ela pode te causar algum problema. Há uma grande chance que sim. Hoje, falaremos sobre alguns dos problemas causados pelo uso irresponsável do smartphone.

 

A questão social

Quando foi a última vez que você se sentou em um restaurante com um amigo e não consultou o telefone? É notável o número de pessoas que ignoram pessoas presentes a fim de espiar o que acontece na vida de ausentes e, muitas vezes, desconhecidos. Um dos problemas mais comuns é a falta de inteligência ao lidar diretamente com outras pessoas. Estamos tão acostumados a usar aparelhos de comunicação que nos esquecemos como interagir quando na presença de outros humanos.

 

Dores de escritório

Existem alguns estudos que relacionam certos tipos de dores ao uso exagerado do smartphone. Na Inglaterra, por exemplo, o berço da automedicação, alguns escritórios já oferecem relaxantes musculares para seus colaboradores. Muitos reclamam de dores no pescoço e de alguns tipos de dores de cabeça. Esses são casos um pouco mais severos e podem não estar relacionados, exclusivamente, com o uso desses aparelhos.  O que precisamos manter em mente é que medicar-se não vai reduzir a causa da dor, vai apenas mascará-la. Não deixe de buscar ajuda profissional.

 

O estímulo de um problema

Recentemente, nos Estados Unidos, foi realizada uma competição. Nela, eram colocados diversos jovens com o intuito de digitar o maior número de mensagens em menor tempo. As premiações chegavam aos cinquenta mil dólares. A competição, irresponsável e inconsequente, intensifica o grande problema que o uso dos smartphones pode causar. Em média, um adolescente utiliza quinze mil caracteres por dia, isso são quinze mil toques apenas para texto. A contagem não envolve o uso de outros aplicativos.

Essa digitação sem fim pode ocasionar tendinite, já que exige muito dos polegares. Esse esforço pode ocasionar um processo inflamatório nos tendões, que pode ocasionar dor próximo aos dedos e espalhar-se para os braços. O tratamento pode ser feito com um fisioterapeuta, mas o mais indicado é evitar chegar a esses níveis. Procure deixar o smartphone um pouco de lado e preste atenção nos sinais de que algo está errado.

Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!

Criação de sites by H2Web