Conheça os riscos que o sobrepeso traz para a postura

  • 12 de março de 2019

A obesidade é considerada uma epidemia nos dias atuais. É causada por diversos fatores como genética, ambiente ou comportamento; sendo recorrente sua discussão em vários setores da área da saúde, inclusive a fisioterapia. O sobrepeso pode trazer consequências drásticas ao ajuste postural, além de comprometer articulações e facilitar o índice de acidentes ortopédicos.

Um problema comum às pessoas com sobrepeso é a Síndrome Obesidade-Hipoventilação alveolar, que afeta diretamente a respiração; traz sonolência e fadiga em níveis extremos, fazendo com que o mais simples dos movimentos torne-se uma tortura. Os portadores desta síndrome podem, ainda, apresentar cefaleia pela noite e/ou manhã, além de edemas consideráveis nos membros inferiores.

Estar acima do peso pode acelerar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo II, síndrome dos ovários policísticos e doenças ateroescleróticas.

Pessoas com sobrepeso necessitam de uma readequação em seu eixo corporal, buscando algumas adaptações para manter o equilíbrio, que podem acarretar em encurtamentos ou alongamentos desnecessários, aumento da lordose lombar, além de uma inclinação da pelve com o intuito de corrigir a distribuição da massa corporal.

Todos os problemas posturais causados pelo sobrepeso podem, sim, ser suavizados pela fisioterapia. Por se tratar de algo tão sério, os fisioterapeutas não se contentam com essa suavização, já que o combate à obesidade é o que pode, realmente, mudar esse cenário. Em caso de sobrepeso, procure os profissionais adequados para a resolução do problema, inclusive os que vão cuidar da parte psicológica, uma vez que a obesidade é multifatorial.

Enquanto cuidar da redução do peso, seja ela por qual método os profissionais optarem, não se esqueça da fisioterapia como aliada direta na readequação do seu corpo e manutenção da postura.

Lembre-se que medicar-se nunca é a primeira opção! Faça exercícios regularmente e alimente-se bem!

Cuide do seu corpo!

Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!

Siga nossas redes sociais para mais informações:

Santibras Fisioterapia

Dan de Araújo