Conheça a tenossinovite e saiba como tratá-la

  • 18 de dezembro de 2018

 

 

Espero que você nunca tenha passado por isso, mas algumas pessoas apresentam fraqueza repentina nas mãos, a ponto de não conseguirem segurar objetos leves ou realizar movimentos simples. Essa estranha condição pode ser decorrente da tenossinovite uma inflamação cada vez mais comum e que traz limitações consideráveis aos que a têm.

 

A tenossinovite tem esse nome longo por ser uma inflamação do revestimento que temos sobre os tendões, a sinóvia; ela pode ocorrer como sintoma de outros tipos de inflamação, uma distensão, lesão ou movimentos repetitivos. Considerando nosso atual estilo de vida, fortemente atrelado a aparelhos móveis e teclados, a tenossinovite tem um grande potencial de crescimento.

 

É mais comum entre os trinta e cinquenta anos, predominante em mulheres e, em alguns estudos é associada à gravidez. A condição costuma afetar atletas e trabalhadores que executam movimentos repetitivos. A tenossinovite é muito comum em pessoas que passam muitas horas no computador e é, extremamente, difundida entre os dentistas.

 

Alguns sintomas de tenossinovite são:

 

Dores;

 

movimentação limitada da articulação afetada;

 

inchaço;

 

vermelhidão;

 

febre, em alguns casos.

 

O diagnóstico é feito sem a necessidade de exames de imagem. Uma análise dos movimentos é suficiente. Nos casos de tenossinovite oriunda de uma inflamação, o tratamento com antibióticos será iniciado mais que depressa. Nos demais casos, a recomendação é terapêutica. A fisioterapia pode auxiliar os pacientes a eliminar a dor, reduzir o incômodo e a inflamação e devolver os movimentos naturais, privados pela condição.

Lembramos, outra vez, que remédios para a dor servem para mascarar o problema e não tratá-lo. Converse com o fisioterapeuta e descubra o melhor tratamento para o teu problema.

 

Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!

 

Siga nossas redes sociais para mais informações:

 

Santibras Fisioterapia

Dan de Araújo