Tratamento para Distúrbio de ATM

Muitas vezes sentimos zumbidos no ouvido, dores na região da bochecha, cansaço na musculatura da face, ranger de dentes e ate mesmo enxaqueca e não sabemos que todos estes sintomas podem ter uma única causa: a disfunção temporo-mandibular.

As disfunções temporo-mandibulares (DTM) são as desordens no maxilar, articulações maxilares e dos músculos faciais que controlam o movimento da boca, essas desordens além de problemas na própria região, podem causar alterações na coluna cervical, assim como as desordens da coluna cervical podem alterar as funções da articulação temporo-mandibular (ATM).

A ATM é a articulação responsável pelo movimento da mandíbula, fazendo com que possa ter a mastigação e a fala, a musculatura em torno dessa articulação são os responsáveis por controlarem os movimentos do maxilar.

Esses distúrbios são mais comuns em mulheres entre 20 e 50 anos, as causas são variadas, mas geralmente estão relacionadas com pancadas, estresse, mordidas desalinhadas, bruxismo (hábito de ranger os dentes durante o sono), briquismo (hábito de apertar os dentes durante o dia), próteses desalinhadas ou espasmo muscular.

Com o tratamento fisioterapêutico das DTM é possível reduzir os sintomas e até mesmo sana-los de vez, pois, o tratamento foca justamente na reprogramação do movimento de abertura e fechamento da boca, relaxamento da musculatura que está tensa e encurtada e melhor funcionalidade da articulação.

O tratamento é simples, baseado em exercícios com pequenos movimentos da boca, além de massagem e alongamento da musculatura da face, tanto na parte externa quando na parte interna da boca.

O alívio é sentido já na primeira sessão por conta desta massagem

Portanto se você sente algum destes sintomas não deixe de marcar uma avaliação, seus problemas poderão ser resolvidos com tratamento conservador, evitando uso de remédios e/ou intervenção cirúrgica.

A Santibras Fisioterapia está aqui para dar qualidade de vida e proporcionar que seus pacientes aproveitem o máximo da vida sem sentir dor

Quero agendar consulta