Tratamento para Postura Corporal – Posturologia

O único animal totalmente bípede é o homem adulto. Devido à sua evolução essa característica apresenta algumas particularidades, por exemplo: Como manter-se nessa posição com a gravidade o empurrando para baixo e ventos soprando em várias direções?

Isso acontece devido à um sistema de informações muito bem estruturado que permite analisar cada estímulo que recebemos e produzir uma resposta de ação muscular (sistema tônico postural) para manter o corpo em equilíbrio.

O controle da postura ortostática (que é muito sutil) é concebido por inúmeros fatores (biomecânicos, sensoriais, neuropsicológicos) integrados o tempo todo num conjunto chamado sistema postural.

Os receptores sensoriais quando desreguladas, geram perturbações estáticas, ou seja, desequilíbrios posturais, provocando forças anormais contrárias em diferentes tecidos do nosso corpo, sendo muitas vezes a causa de inúmeras patologias e perturbações de ordem estática, causando desequilíbrio postural, tornando-se a causa de diversas doenças, por provocar forças anormais contrárias em diferentes tecidos do nosso corpo, essas doenças podem ser:

  • Hérnias discais;
  • Dores na coluna vertebral (cervicais, dorsais, lombares e sacrais), Nevralgias, Cervicobraquialgia, Ciáticas;
  • Dores com componentes estáticos (quadril, joelhos, pés);
  • Deformações na coluna (hipercifose, escoliose, hiperlordose, retificações);
  • Patologias esportivas (câimbras, dores musculares, tendinites);
  • Cefaleias, vertigens, problemas de aprendizagem

A vida moderna nos obriga a ficarmos muitas horas do dia em frente ao computador, dirigindo, e muitas vez em uma posição não muito confortável ao nosso corpo, isso causa alterações posturais que podem desencadear dores com o passar do tempo.

É comum pessoas que têm longas jornadas de trabalho sentado e que trabalham sobre pressão, desencadeiem problemas na coluna como hérnia de disco cervical ou lombar

O objetivo da posturologia é avaliar os desequilíbrios posturais do corpo, analisar e entender as diferentes entradas sensoriais que o corpo recebe e por fim corrigi-las, para se organizar o corpo de forma mais equilibrada, causando alívios nas dores e melhorando a postura, dando consciência corporal ao paciente, fazendo com que ele leve isso para suas rotinas diárias.

Quero agendar consulta