Tratamentos de Fisioterapia

atmAs disfunções temporo-mandibulares (DTM) são as desordens no maxilar, articulações maxilares e dos músculos faciais que controlam o movimento da boca, essas desordens além de problemas na própria região, podem causar alterações na coluna cervical, assim como as desordens da coluna cervical podem alterar as funções da articulação temporo-mandibular (ATM).
A ATM é a articulação responsável pelo movimento da mandíbula, fazendo com que possa ter a mastigação e a fala, a musculatura em torno dessa articulação são os responsáveis por controlarem os movimentos do maxilar.

Esses distúrbios são mais comuns em mulheres entre 20 e 50 anos, as causas são variadas, mas geralmente estão relacionadas com pancadas, estresse, mordidas desalinhadas, bruxismo( hábito de ranger os dentes durante o sono), briquismo ( hábito de apertar os dentes durante o dia), próteses desalinhadas ou espasmo muscular.

Os sintomas são: dores de cabeça, sensibilidade nos dentes, zumbidos no ouvido, estalidos, tensão e dor nos músculos da face e em alguns casos dores na cervical.

posturologiaAssim como a posturologia a popoposturologia também estuda o controle da postura, porém, de forma mais especifica, mais precisamente os receptores dos pés e como eles interferem na postura corporal e no equilíbrio ortostático.

Parte do princípio que o Sistema Nervoso Central utiliza as informações oriundas dos receptores neurais localizados na pele da região plantar como forma de organizar uma postura com equilíbrio fisiológico.

É da região da planta dos pés que surgem as informações necessárias para a regulação da postura estática e dinâmica. Então, todas os estímulos das palmilhas excitam os receptores neurais da pele plantar, causando a reprogramação da estratégia postural como resposta.

O objetivo das palmilhas é estimular de forma positiva os receptores neurais das plantas dos pés para obter uma melhora da postura.

aO único animal totalmente bípede é o homem adulto. Devido à sua evolução essa característica apresenta algumas particularidades, por exemplo: Como manter-se nessa posição com a gravidade o empurrando para baixo e ventos soprando em várias direções?

Isso acontece devido à um sistema de informações muito bem estruturado que permite analisar cada estímulo que recebemos e produzir uma resposta de ação muscular (sistema tônico postural) para manter o corpo em equilíbrio.

O controle da postura ortostática (que é muito sutil) é concebido por inúmeros fatores (biomecânicos, sensoriais, neuropsicológicos) integrados o tempo todo num conjunto chamado sistema postural.

Os receptores sensoriais quando desreguladas, geram perturbações estáticas, ou seja, desequilíbrios posturais, provocando forças anormais contrárias em diferentes tecidos do nosso corpo, sendo muitas vezes a causa de inúmeras patologias e perturbações de ordem estática, causando desequilíbrio postural, tornando-se a causa de diversas doenças, por provocar forças anormais contrárias em diferentes tecidos do nosso corpo, essas doenças podem ser:

• Hérnias discais;
  • Dores na coluna vertebral (cervicais, dorsais, lombares e sacrais), Nevralgias, Cervicobraquialgia, Ciáticas;
  • Dores com componentes estáticos (quadril, joelhos, pés);
  • Deformações na coluna (hipercifose, escoliose, hiperlordose, retificações);
  • Patologias esportivas (câimbras, dores musculares, tendinites);
  • Cefaleias, vertigens, problemas de aprendizagem.

O objetivo da posturologia é avaliar os desequilíbrios posturais do corpo, analisar e entender as diferentes entradas sensoriais que o corpo recebe e por fim corrigi-las, para se organizar o corpo de forma mais equilibrada.

programa-gestantesÉ um programa baseado em estudos científicos e prática clínica criado para melhorar a qualidade de vida da futura mãe nesse período especial.
Este programa tem como objetivo:

Facilitar o retorno venoso, linfático e a não retenção hídrica;

Conscientização corporal e respiratória

Manutenção da pressão arterial e freqüência cardíaca;

Obtenção de um condicionamento cardiovascular adequado;

Controle da Diabetes gestacional (se houver);

Resistência e alongamento muscular;

Fortalecimento do assoalho pélvico;

Orientações para realização das atividades de vida diária;

Compreensão das fases do período gestacional e sensações maternas;

Melhorar coordenação motora e equilíbrio corporal;

Proporcionar sensações de bem estar, auto-confiança, auto-estima, redução da ansiedade e aumento da tolerância a dor;

Facilitar a recuperação pós-parto.

O método de Reeducação Postural Global – RPG foi desenvolvido pelo francês Phillipe Souchard, está presente em todo o mundo e chegou ao Brasil em meados da década de 80.

A RPG trata das desordens do corpo, considerando suas individualidades, pois, cada pessoa reage de uma maneira diferente às agressões sofridas, tem como princípio a correção das alterações posturais através de posições determinadas que geram alongamentos globais que envolvem todas as cadeias musculares, causando ao paciente uma melhor percepção do corpo no espaço, levanto essa correção para as situações diárias que o paciente passa, como se manter em postura correta durante toda sua jornada de trabalho ou na prática de esportes.

b

Entende-se por terapia manual o conjunto de técnicas da fisioterapia que  visa o beneficio do paciente usando somente as mãos como instrumento de tratamento. As técnicas de maior destaque são Osteopatia, Maitland, Mulligan, Cadeias Musculares, Trilhos Fasciais, entre outras. Elas possuem uma visão gobol do organismo, utilizando-se de recursos diagnósticos diferenciados e terapêuticos em estruturas que a fisioterapia convencional não realiza, como por exemplo, fazer mobilização articular acessoria  como complemento da simples mobilização articular primária, liberação miofascial e neural. Essas técnicas são muito úteis para se atingir o ponto de origem de uma dor, que por muitas vezes não tem origem no ponto onde dói exatamente.

Conheça a clínica

9a87f5_90b92579d90c44c4943c0b40676eae0f
9a87f5_811430c53d5640ec917b5274c855b562

Acha que está precisando de nós?

Com os tratamentos fisioterápicos corretos você melhora a sua qualidade de vida!