A dor lombar, muito citada hoje em dia, é uma das principais causas deficiência em todo o mundo e muitas vezes está associada há altos gastos, afastamentos de trabalho, tratamentos ineficazes e até prejudiciais. Já tratamos deste tema aqui no blog.
Em uma busca rápida na internet podemos encontrar muitas informações equivocadas sobre essa disfunção, o que auxilia a reforçar ainda mais crenças erradas e levar a piores prognósticos, pois isso leva a criar comportamentos protetores ou a optar por intervenções mais invasivas para aliviar a dor e que nem sempre são indicadas.
Desta maneira listamos alguns fatos sobre a dor lombar:
1) Lombalgia não é uma condição médica grave e não apresenta risco de vida: Por mais incapacitante e assustadora, a sua dor lombar raramente te deixará em uma cadeira de rodas, por isso não se preocupe.
2) Envelhecer não causa a dor lombar: Idade não esta relacionada com piora ou inicio dos sintomas.
3) Nossa coluna vertebral é forte: Após uma lesão, a recuperação do tecido ocorre em até 3 meses, dores persistentes estão mais relacionadas a uma mentalidade negativa, expectativas negativas de recuperação e fraco enfrentamento da dor, como se manter em repouso.
4) Os exames de imagem não mostram a causa da dor, a probabilidade de deficiência futura e não melhoram os resultados clínicos: Normalmente os laudos de um raio-x ou ressonância nuclear magnética não dizem que os achados com nomes estranhos como protusão de disco, degeneração, osteofítos, etc, são achados comuns em pessoas sem dor lombar e por isso não podem determinar quanta dor você sente ou o quanto inativo você é.
5) Dor ao se exercitar ou em alguns movimentos não é sinal de piora do quadro clínica ou aumento da gravidade: Porque os exercícios graduais e movimentos em todas as direções são seguros, saudáveis e devem ser feitos.
6) Má postura não é causa lombalgia : As posturas do dia-a-dia não causam dor lombar, mesmo quando alguns movimentos possam provocar dor. O ideal é sempre variar as posturas ao longo do dia e relaxar durante os movimentos, para não tensionar seus músculos.
7) A fraqueza da musculatura do “CORE” não causa dor lombar: É comum que algumas pessoas sobrecarreguem esses músculos como uma resposta protetora, devemos sim ter a musculatura global fortalecida, porém precisamos saber relaxar elas e também;
8) É seguro se movimentar e levantar pesos: Qualquer movimento da coluna ou levantar pesos são seguros, desde que sejam feitos de forma gradual e regular.
9) Piora da dor está mais relacionada às mudanças abruptas na atividade, estresse e humor em vez de danos estruturais: Exacerbação da dor não estão relacionados com danos estruturais, e muitas vezes estão associados há sono irregular, aumento de estresse, tensão, preocupações, mau humor, inatividade ou atividade não habitual.
10) Injeções, cirurgia e medicamentos fortes geralmente não curam a dor lombar: Essas ações não se mostram eficazes no manejo da dor a longo prazo, principalmente quando a dor for crônica.
Agora que você sabe alguns fatos sobre a dor lombar, você também precisa saber que o cuidado eficaz para a dor lombar é relativamente barato e seguro, inclui: educação centrada no paciente e promoção de uma mentalidade positiva para otimizar seu status físico e de saúde mental (como participação em atividades físicas e exercícios, atividades sociais, hábitos saudáveis de sono e alimentares, permanecer no emprego, entre outros).
Lembre-se, procure tratamento especializado que te oriente e auxilie ser saudável e em como controlar sua dor segundo esses fatos, mas não se esqueça que você é a chave do tratamento. Medo de se movimentar, crenças negativas e inatividade física acabam piorando a maneira como você lida com dor, por isso é importante saber como manejar corretamente seus sintomas e viver de maneira saudável.
__________________________________________________