DTM – Disfunção temporomandibular

  • 10 de fevereiro de 2021
atm

Você já ouvi falar de DTM ou disfunção temporomandibulares? A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação responsável pelos movimentos da nossa mandíbula, está localizada a frente do nosso ouvido e assim como qualquer outra articulação pode apresentar dor, tensionamentos musculares, crepitações, degeneração articular e alterações sensoriais, o que pode levar a diversas alterações funcionais importantes, por exemplo, ao falar ou mastigar, devido a mudanças na abertura ou fechamento da boca. Além disso, pode estar associada há alterações no pescoço, dor de cabeça e até mesmo zumbidos.

Ela afeta cerca de 10 a 15% de toda a população, sendo mais prevalente em mulheres do que em homens.

A DTM precisa ser avaliada por um profissional especializado, pois se trata de um grande conjunto de alterações que deve ser definido, para então realizar o melhor tratamento para sua disfunção.

Em resumo a DTM pode ser classificada em três grandes grupos, aquelas relacionadas a disfunções musculares, as relacionadas há desordens articulares (deslocamento do disco com e sem redução, com e sem travamento ou até mesmo subluxação) e por último as cefaleias atribuídas a DTM.

E para cada grupo e desordem específica, necessita de um tratamento individual para aquela alteração, que varia desde liberações miofasciais nos músculos, terapia manual para ganho de movimentos, fortalecimento muscular, treino de atividades de vida diárias, como mastigação e técnicas de relaxamento. Sendo que esse tratamento fisioterapêutico, ainda pode ser associado e acompanhado de perto por dentistas, médicos bucomaxilos ou neurologista, psicólogos, entre outros.

Muitos pacientes acabam se tornando crônicos, e depois de muitos anos de disfunções procuram por tratamento, não deixe isso acontecer, ao sentir dores, estalidos, sensação de apertar ou ranger dos dentes, dores de cabeça frequentes, deslocamentos da mandíbula, dificuldade para abrir ou fechar a boca, procure ajude! E se você já tem DTM crônica, não desista de seu tratamento, procure um profissional competente para te ajudar.

Criação de sites by H2Web