Sobe o número de casos de lesões durante a pandemia

  • 4 de maio de 2021
home office

Segundo dados da OMS, lesões durante a pandemia subiram 30% em um ano

A pandemia trouxe um novo formato no estilo de vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. Do dia para noite, em casa, as pessoas tiveram que se reinventar, descobrir novas formas de se relacionar, de trabalhar e de cuidar da saúde.
A prática de exercício físico em casa tornou-se a solução para muitos apaixonados por academias, ou até mesmo para aqueles que apenas precisavam manter a saúde mental em dia.
Neste contexto surgiram professores online, aulas em vídeo por plataformas de streaming. E, na maioria das vezes, sem o acompanhamento necessário e individual.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, OMS, durante o período de isolamento social, o número de lesões em casa aumentou em 30% e a maioria dos casos são entre pessoas acima de 65 anos.
Segundo o fisioterapeuta, as lesões mais comuns acontecem nos joelhos, tornozelos, lombar e quadril.
Além dos acidentes causados pela prática de exercícios físicos sem orientação, estão na lista das lesões mais comuns nesta fase, os acidentes por quedas ao realizar tarefas de manutenção doméstica como subir em cadeiras e escadas.
Santiago listou algumas dicas importantes para evitar as lesões mais frequentes nesta pandemia:
Observe a carga, não tente realizar uma atividade maior, além daquela que seu corpo aguenta. Ouça seus limites. Sentir cansaço e dor muscular no início pode ser normal, mas se a dor for intensa, a atividade foi realizada de forma errada e pode ter causado uma lesão. Ao observar essa dor, pare o exercício imediatamente e suspenda-o.
1 Realize o exercício em frente a um espelho, observe sua postura, e evite sobrecarregar o pescoço, coluna e joelhos.
2 Observe a linha da cabeça e joelhos sempre. Não projete o corpo para frente e mantenha o joelho na mesma linha do ombro.
3 Caso você sofra uma queda, procure ajuda imediatamente, evite movimentos bruscos até a chegada do socorro.
Pensando na qualidade de vida e na busca pela rotina saudável,  criamos um e-book didático e muito prático. O livro, que está disponível na forma online, traz fotos e detalhes de 30 exercícios práticos, que qualquer pessoa pode realizar em casa. São exercícios simples, para todas as idades, muitos a pessoa pode realizar sentado, corrigindo a postura, mantendo uma posição confortável, e assim evitando uma possível lesão.
Os exercícios foram pensados exatamente para tirar a pessoa do sedentarismo, com todo cuidado de um profissional da área médica. Os exercícios são ideais após um dia estressante de home office, ou até mesmo para alongar e melhorar a postura. O foco não é no exercício para perda de peso ou ganho de massa, a intenção apenas é movimentar o corpo e trazer mais qualidade de vida para as pessoas que estão respeitando e mantendo o isolamento social.

 

 

Este texto foi uma produção da jornalista Cris Di Leva

Criação de sites by H2Web