Quantas vezes você já foi comprar um tênis e ficou com dúvida de qual levar em meio a tantas opções?
A corrida de rua é um dos esportes mais populares no Brasil e no mundo, cerca de 10 mil atletas participam de uma prova de rua realizada em um fim de semana, e essas provas são cada vez mais comuns, na cidade de São Paulo muitas vezes temos mais de uma corrida por fim de semana.
Afinal de contas qual dentre tantos devo escolher para correr?
Para responder essa pergunta primeiro precisamos entender a estrutura de um tênis e suas partes; a primeira dela é o cabedal, que é a parte que cobre seu pé, ela é composta de diversos tipos de materiais e são esses materiais que determinam o conforto do tênis.
Em seguida temos o drop, que nada mais é do que o “salto” do tênis, é a distância entre a base do calcanhar e a planta do pé, quanto menor esse drop mais próximo de uma pisada natural teremos.
O próximo item é o contraforte, responsável pela estabilização do calcanhar e tornozelo no calçado, o material dessa região deve ser mais forte do que do cabedal por ter essa função estabilizadora.
A parte mais importante do tênis, que diferencia um tênis bom de um ruim é a entressola, as empresas investem toda tecnologia nessa região do calçado, é lá que ficam as estruturas de amortecimento e impulsionamento do tênis.
E por último o solado ou mais conhecido como sola, lá fica a parte responsável pela flexibilidade do calçado e o sistema de tração, o desenho do solado não é só estético, as rugas são responsáveis pela tração e reação do contato do pé com o chão.
Então o que se deve levar em consideração na hora de escolher o calçado é o conforto quando se coloca o no pé, a qualidade do amortecimento, o quanto o contraforte é capaz de estabilizar o tornozelo e o calcanhar, a altura do drop e por último a qualidade do solado, é justamente essa parte do produto que determina na maioria das vezes a durabilidade do produto.
Muitas empresas prometem corrigir a pisada com um tipo especifico de tênis, mas isso é impossível de ser feito sem o uso de uma palmilha adequada, o uso de palmilhas pode até melhorar a performance da corrida como já foi dito neste artigo.
Existem tênis de todas faixas de preço e assim como existem ótimos tênis com um preço acessível também existem péssimos tênis com um preço muito alto, não é o preço que determina a qualidade de um tênis e sim a somatória da qualidade de todas essas partes do calçado.
Agora na hora em que você for escolher seu próximo tênis já sabe o que levar em consideração e não ficará refém do vendedor, que muitas vezes só quer empurrar o mais caro.
Boa corrida!