Disfunção Temporomandibular – Santibras Fisioterapia Ortopédica!
A articulação temporomandibular ou ATM é uma articulação composta de discos, ligamentos e ossos, responsável pela conexão entre a mandíbula e o osso temporal e pelos movimentos de mastigar, comer, bocejar e falar.
Apesar de possuir alta resistência para suportar esses mecanismos, ela também é sensível a movimentos repetitivos e desordenados. A pressão excessiva na mastigação, por exemplo, é uma das causas da disfunção da articulação temporomandibular.
É recomendado observar regularmente o funcionamento mandibular e procurar ajuda no caso de dor na ATM, estalidos ou dificuldade para abrir a boca em movimentos cotidianos.
Podem ser sinais de desordem de ATM que comprometem a qualidade de vida da pessoa e podem evoluir para quadros mais graves sem o devido tratamento.
A SANTIBRAS tem uma satisfação muito grande de contribuir com as terapias para tratar a disfunção de ATM com nossa equipe especializada!
O que é a Disfunção Temporomandibular?
A DTM é o funcionamento irregular da articulação temporomandibular e da musculatura responsável pela mastigação.
Essa disfunção pode surgir à partir de uma série de fatores como o uso excessivo da articulação, o apertamento dos dentes durante a noite, alterações na região da cervical e problemas na mordida e mastigação.
Apesar de afetar milhares de pessoas, em especial as mulheres adultas, a disfunção de ATM é pouco conhecida no dia a dia, pois, se manifesta através de sintomas que são relacionados com outros males como a enxaqueca ou às doenças dentárias.
Quais as causas da Disfunção Temporomandibular?
A lista de causas da DTM é grande, pois envolve diversas possibilidades de fundo emocional ou mecânico da estrutura mandibular e da sua intensa ligação com os demais componentes da face.
Entre as principais causas da disfunção de ATM, podemos destacar:
- Má formação da mandíbula no nascimento;
- Estresse emocional que leva ao bruxismo – o ranger de dentes durante o sono – ou ao briquismo – hábito de apertar os dentes durante o dia;
- Mastigação com pressão excessiva ou feita de forma desordenada;
- Mordida cruzada;
- Próteses dentárias mal adaptadas;
- Problemas na arcada dentária;
- Traumatismo causado por acidente nas regiões da articulação, queixo, pescoço e face;
- Dentes tortos, forçando a musculatura da face;
- Hábito de roer unhas;
- Distúrbios do sono.
- Problemas na coluna cervical
Quais os sintomas da Desordem Temporomandibular?
Assim como as causas os sintomas do DTM podem ser muitos, sendo a dor aguda na ATM a mais presente nos casos diagnosticados. São dores na parte frontal da cabeça, próximo dos ouvidos e no fundo de olho.
Outros sinais são fortes indícios de DTM. Veja alguns deles:
- Dor de cabeça ao acordar ou no final do dia;
- Não conseguir abrir completamente a boca;
- Dor na mandíbula e pescoço ao fazer movimentos com a boca;
- Dentes desgastados (sintoma típico do bruxismo);
- Desvio da mandíbula ou estalos ao abrir a boca;
- Dificuldade de mastigar;
- Dor de ouvido;
- Zumbido;
- Tonturas e vertigens.
Como podemos ver, existem sintomas que podem estar relacionados com outros males. Por esse motivo, é importante buscar a orientação com especialistas.