Osteopatia
Osteopatia em São Paulo – SANTIBRAS Clínica de Fisioterapia!
Apesar de ser uma técnica centenária, a osteopatia vem se tornando cada vez mais popular no Brasil por ser não invasiva, buscar o equilíbrio corporal e que o alívio das dores e a cura sejam desencadeados pelo próprio organismo.
A osteopatia se baseia no diagnóstico diferencial e no tratamento de várias disfunções sem uso de medicamentos ou cirurgia – um diferencial importante nos tempos atuais, em que as pessoas buscam formas mais naturais de cuidar da saúde.
Ela enfatiza a sua ação centrada no paciente, ao invés do sistema convencional centrado na doença. É um método diagnóstico e terapêutico que utiliza do contato manual para estes fins.
Diz respeito à relação de corpo, mente e espírito na saúde e na doença, enfatizando a integridade estrutural e funcional do corpo e a tendência intrínseca do corpo de direcionar-se à própria cura.
A Osteopatia é uma abordagem da saúde desenvolvida pelo médico Andrew Taylor Still, em 1874, nos Estados Unidos. Com uma filosofia própria, possui métodos de avaliação e diagnóstico centrados na individualidade do paciente e na inter-relação de seus tecidos e de seus sistemas corporais, bem como na interação destes com o meio.
A SANTIBRAS tem uma satisfação muito grande de melhorar a qualidade de vida das pessoas com essa terapia!
O que é a Visão Holística?
A visão holística é baseada nos princípios de que:
- Todos os órgãos e estruturas do corpo estão integrados e o bem-estar da pessoa depende do funcionamento em equilíbrio de todos eles;
- Os estresses físicos e emocionais provocam disfunções e restrições e se uma das estruturas estiver limitada, todas as demais sofrem impactos e adaptações que podem gerar inflamações, dores, rigidez muscular e outros problemas.
A osteopatia analisa as causas e define o tratamento a partir de uma investigação que leva em conta os aspectos emocional, mental, físico, espiritual e social da vida do paciente e não apenas os sintomas na estrutura afetada.
Quais as Indicações da Osteopatia?
O tratamento osteopático é indicado para inúmeras situações, entre elas:
- Artrose;
- Hérnia de disco;
- Dor do nervo ciático;
- Enxaqueca;
- Sinusites e congestões;
- Dor de esforço: tendinite, bursite, LER e outras;
- Problemas articulares (punho, ombro, joelho, tornozelo e outros);
- Dor nas costas, cervicalgias, escoliose e lombalgia;
- Espasmos musculares;
- Dor na coluna;
- Restrições de movimentos;
- Dores na cabeça e crânio.
Para a saúde da mulher, a terapia atua nas dores pélvicas, nas cólicas menstruais, preparação pré-parto e outras condições.
A lista de situações para que serve o tratamento osteopático não para por aqui. Converse com a SANTIBRAS e podemos ter o tratamento ideal para devolver o bem-estar a você!
Quais os Benefícios da Osteopatia?
Diagnóstico mais preciso
A partir da análise global do organismo do paciente, é possível chegar a conclusões mais seguras e diagnósticos mais precisos, aumentando as chances de sucesso do tratamento.
Tratamento não invasivo
Sendo uma terapia sem uso de medicamentos e intervenções cirúrgicas, eliminam-se os riscos e os efeitos colaterais inerentes a eles, além de reduzir os gastos.
Visão global de tratamento
Uma das regras da osteopatia é de que a estrutura governa a função, isto significa que o movimento de qualquer estrutura afetará o restante do organismo, que tem seu funcionamento geral determinado pelo sistema fascial.
Quando a estrutura está alterada, a consequência é a alteração da função. Isso porque elas são interdependentes, e não existe a possibilidade de haver uma modificação na estrutura sem reflexos nas funções do corpo humano. A osteopatia considera a integralidade e relações de todas as coisas.
Osteopatia tem Contraindicação?
Embora seja uma terapia que não faz uso de medicação e procedimentos cirúrgicos e o profissional trabalha com todos os cuidados para gerar as respostas desejadas, a osteopatia também possui contraindicação para algumas situações.
- Esclerose múltipla;
- Osteoporose grave;
- Metástase óssea;
- Artrite grave;
- Fraturas nos ossos;
- Distúrbios que afetam a coagulação do sangue;
- Uso contínuo de medicamentos que afinam o sangue;
Você tem dúvidas se uma enfermidade sua pode impedir ou não o tratamento osteopático? Os profissionais SANTIBRAS são altamente qualificados para conhecer o seu caso e, de forma responsável, recomendar a osteopatia ou desaconselhar a terapia.
Como é feito o Tratamento de Osteopatia?
No tratamento por osteopatia, todo o trabalho prévio é de grande importância para o sucesso, pois é nessa fase que o fisioterapeuta:
- Verifica se existe alguma situação que possa contra indicar contraindique o tratamento com osteopatia e, dependendo do caso, recomenda outro profissional da saúde;
- Conhece os problemas de saúde, históricos familiares de doenças, hábitos alimentares, estilo de vida profissional e pessoal, grau de atividade física e características emocionais como o estresse e a ansiedade.
Com toda essa gama de informações e alguns testes para determinar as causas do problema, todo o histórico de sintomas será interpretado.
O tratamento osteopático de disfunção somática modifica limites e padrões no sistema nervoso, que por sua vez permite um movimento em direção a um nível de função mais perto do ideal para a pessoa naquele momento em sua vida.
A osteopatia não está limitada ao diagnóstico e tratamento de problemas musculoesqueléticos, nem em enfatizar o alinhamento com evidências radiográficas, e sim preocupada com a maneira com que a dinâmica dos tecidos articulares, fasciais, vasculares e nervosos se integram e como ela pode modular toda a fisiologia do corpo.
Os objetivos com essas técnicas manuais muito específicas é estimular a auto-regeneração e a autocura do organismo, sem uso de medicamentos ou de intervenções cirúrgicas.
O tratamento por Osteopatia possui Efeitos Colaterais?
A terapia osteopática é segura e não provoca dor.
Pode ocorrer desconforto quando as lesões musculares e de nervos são mais profundas. Na grande maioria dos casos, os efeitos duram algumas horas e em todos eles desaparecem em até 48 horas.
Não há prescrição ou indicação de remédios e o osteopata recomendará mudanças de hábitos de vida para assegurar e potencializar os resultados – alimentação, atividade física e cuidados com a saúde mental.
Qual a duração do Tratamento Osteopático?
Por se tratar de um tratamento natural, a partir dos estímulos manuais, não há como definir uma duração fixa do tratamento ou os intervalos entre as sessões. Tudo varia conforme a resposta do organismo.
Em razão disso, a equipe de osteopatia SANTIBRAS valoriza muito o conhecimento profundo do paciente, sua vida e os problemas que o afligem para determinar o tratamento que trará os melhores resultados!
A SANTIBRAS FISIOTERAPIA é uma clínica especializada em levar bem-estar para as pessoas com uma equipe profissional qualificada, atualizada e com foco no atendimento personalizado, propondo as melhores soluções para cada paciente.
Afinal, cada ser humano é absolutamente único!
Usamos as mais modernas práticas e equipamentos para tratamentos de osteopatia, distúrbios de ATM, posturologia, podoposturologia, RPG, programas para gestantes, gameterapia, terapia manual, agulhamento seco e quiropraxia.
Venha conhecer a nossa missão de proporcionar saúde e qualidade de vida!
VOCÊ ANDA SENTIDO MUITAS DORES NO SEU CORPO?
A nossa clinica de fisioterapia irá ajuda-lo, agende uma consulta com nossos especialistas
Serviços Relacionados
Dry Needling
O agulhamento a seco, também conhecido como dry needling, é uma ótima opção para pessoas que sofrem com dores musculares...
Saiba maisGameterapia
A gameterapia é um tratamento realizado com a utilização de videogames. Desenvolvido em 2006, no Canadá, o uso desse método...
Saiba maisDistúrbio de ATM
Disfunção Temporomandibular – Santibras Fisioterapia Ortopédica! A articulação temporomandibular ou ATM é uma articulação composta de discos, ligamentos e ossos, responsável pela conexão entre a mandíbula...
Saiba maisPodoposturologia
Você sabia que sua postura e os quadros de dor podem ser melhorados através do uso de palmilhas proprioceptivas? Está técnica...
Saiba mais