Podoposturologia

Você sabia que sua postura e os quadros de dor podem ser melhorados através do uso de palmilhas proprioceptivas?

Está técnica conhecida como podoposturologia tem uma abordagem tanto preventiva quanto terapêutica, é de origem francesa e visa intregar a influencia entre os pés e a postura

Durante a avaliação postural, análise da marcha e a plantigrafia (avaliação das pressões plantares) podemos obersar as alterações posturais e alterações da pisada que podem gerar dores desde os pés até a coluna cervical, passando pelos tornozelos, joelhos, quadril e coluna lombar. A podoposturologia usa como princípio básico a neurofisiologia humana.

Assim como a posturologia a popoposturologia também estuda o controle da postura, porém, de forma mais especifica, mais precisamente os receptores dos pés e como eles interferem na postura corporal e no equilíbrio ortostático.

Parte do princípio que o Sistema Nervoso Central utiliza as informações oriundas dos receptores neurais localizados na pele da região plantar como forma de organizar uma postura com equilíbrio fisiológico.

É da região da planta dos pés que surgem as informações necessárias para a regulação da postura estática e dinâmica. Então, todas os estímulos das palmilhas excitam os receptores neurais da pele plantar, causando a reprogramação da estratégia postural como resposta.

O objetivo das palmilhas é estimular de forma positiva os receptores neurais das plantas dos pés para obter uma melhora da postura.

As palmilhas são indicadas para: pé plano, pé cavo, dores nos calcanhares, esporão de calcâneo, facite plantar, tendínites, metatarsalgias, neuroma, joanete, dores na região plantar, nos joelhos, quadril e coluna, hérnia de disco, desvios posturais, diferença de membros inferiores e também para corredores que querem melhorar sua pisada e consequentemente sua corrida.

Como as palmilhas são confeccionadas com materiais extremamente finos, ela pode ser colocada em qualquer tipo de calçado, tanto sapatos sociais como tênis para pratica de atividade física.

Quero agendar consulta