A gameterapia é um tratamento realizado com a utilização de videogames. Desenvolvido em 2006, no Canadá, o uso desse método em sessões fisioterapêuticas ortopédicas, além de humanizar o tratamento que muitas vezes pode ser doloroso e exaustivo, possibilita engajamento e acessibilidade para os pacientes.
Existem algumas vertentes do tratamento, na mais comum, o paciente (jogador) é acomodado diante de sensores de movimentos que controlam suas ações. As movimentações feitas por ele são refletidas na tela, fazendo com que o processo seja controlado e supervisionado pelo fisioterapeuta responsável pelo tratamento.
São muitos os benefícios da gameterapia, os principais são: aprimora o controle de tronco, melhora a coordenação motora, fortalece a musculatura, aumenta a resistência muscular, aumenta a habilidade funcional, melhora o equilíbrio dinâmico, estimula a atividade cerebral, eleva o nível de atenção, influencia no sistema vestibular, melhora a orientação espacial e favorece a neuroplaticidade.