Adolescência, a famigerada fase das transformações. Tudo muda, a voz, a pele, a forma do corpo e, também, a postura. Essa é a época em que mais deve-se atentar para a postura dos que estão em desenvolvimento e, se possível, fazer trabalhos preventivos com o intuito de evitar problemas mais sérios durante a vida adulta. Aqui, explicamos o que acontece no corpo durante a fase do estirão e as possíveis maneiras de suavizar os impactos dessa fase tão agressiva aos nossos corpos.
Em primeiro lugar, vale a pena recordar o que é o estirão. É aquela fase que popularmente dizemos que é muito rápida e curta nos meninos e lenta e longa nas meninas. É claro que vai muito além disso, mas é o que comumente se diz por aí. Durante o estirão, nossos ossos crescem para que tenhamos a estrutura de um adulto, o grande problema é que os nossos músculos não se desenvolvem na mesma velocidade, causando um desequilíbrio que leva a coluna a encontrar maneiras de compensar.
A compensação é muito prejudicial em todos os aspectos. Primeiramente, não é compensando ou medicando que resolvemos alguma coisa. Essa tentativa de melhorar o conforto é natural de nossos corpos e devemos fazer o possível para evitá-la. A fase do estirão é de extrema importância quando o assunto é fortalecimento. A sustentação de todo o novo peso dos ossos não pode depender de nossa estrutura muscular do fim da infância.
O que os pais podem fazer?
Observar a postura desses adolescentes. É bom notar se estão de acordo com outros textos que já publicamos aqui no blog. Também escrevemos sobre o peso das mochilas. Uma postura ruim na hora de estudar ou ler somada ao peso inadequado de uma mochila podem ser determinantes na má postura de um indivíduo por toda a vida.
Entenda que a má postura – aquela corcundinha feia- não é culpa do adolescente. Seu corpo ainda não está preparado para sustentar seus novos ossos.
Caso note que a postura não é corrigida, busque ajuda de um fisioterapeuta. Esse profissional pode ajudar o adolescente a aprender sobre suas novas dimensões e garantir uma postura adequada por muito tempo.
Leia aqui nosso texto sobre postura!
E aqui, sobre o peso das mochilas!
Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!
Siga nossas redes sociais para mais informações:
Santibras Fisioterapia
Dan de Araújo