Já sentiu algum tipo de dor na face? Para você, é comum sentir dores de cabeça? Já sentiu a mandíbula travar? Se sim, é bom ter atenção! Você pode fazer parte do grande número de pessoas com disfunções da articulação temporomandibular. E o que é isso? Essa articulação é a que une a mandíbula à parte da frente de nossos crânios. Não fosse pela ATM, não poderíamos falar ou mastigar da maneira que fazemos. Os distúrbios que afetam a região são muito frequentes e podem ter várias origens. Saiba mais em nosso texto.
Primeiro, vamos entender o funcionamento da ATM e sua participação em diversas partes de nossos corpos:a articulação temporomandibular faz com que possamos movimentar a boca, seja para abrir, fechar ou fazer movimentos laterais, como a mastigação e a fala. Algumas pessoas, quando tensas ou com raiva, tendem a movimentar ou bloquear a mandíbula com certa frequência.
Os distúrbios da ATM podem começar por diversos motivos e levar a dores ou incômodo ao abrir e fechar a boca, zumbido nos ouvidos, dores de cabeça e na região ocular, etc. Outro grande problema é o alinhamento dessa articulação com nossa cintura escapular e suas consequências na postura. Sim, um problema na mandíbula pode resultar em um problema postural muito mais complicado de ser resolvido.
São problemas mais comuns nas mulheres, podem ter diversas origens e a mais comum delas é o estresse e a tensão em outras partes do corpo. É sempre bom lembrar que somos um conjunto, não peças isoladas.
O diagnóstico deve ser feito por um médico. Nesse tipo de incômodo é muito comum te indicarem, mais que depressa, um dentista, que pode, sim, resolver o problema; mas o tratamento com um fisioterapeuta pode ser muito menos invasivo e agressivo. Converse com o fisioterapeuta e tire todas as dúvidas.
Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!
Siga nossas redes sociais para mais informações: