No texto da semana passada falamos sobre como nossos joelhos sofrem. Hoje, daremos sequência a esse sofrimento de forma mais detalhada. Tem gente que sempre reclama de uma dor nos joelhos depois de descer escadas ou ficar muito tempo sentado. Descreveremos aqui a condromalácia patelar, uma das possíveis causas para esse tipo de incômodo.
ATENÇÃO: O tema deste texto é condromalácia patelar. Se você apresenta algum dos sintomas citados por nós, não o entenda como diagnóstico. Vá a um profissional! Apenas eles podem dizer o que, de fato, acontece com você. No caso da condropatia, o diagnóstico é clínico.
A condromalácia é o desgaste da cartilagem na parte de baixo da rótula, onde temos aquela bolinha. Essa cartilagem é muito requerida, especialmente quando dobramos os joelhos. Quem sofre esse tipo de condropatia pode ficar tranquilo, seu tratamento não é cirúrgico e deve ser feito em longo prazo. Medicar-se não vai resolver o problema.
Como tratar a condromalácia patelar?
Geralmente, busca-se ajuda quando as dores são muito agudas e algumas funções básicas do paciente são limitadas conta desse desconforto. Nessa fase, provavelmente, será recomendado o uso de medicação, acompanhado por fisioterapia. Essa primeira etapa tem a finalidade de reduzir essas limitações. Depois, sem o uso de medicação, a fisioterapia consegue dar conta do recado.
É importantíssimo saber que fortalecer os quadríceps pode ser um fator decisivo no desconforto causado pela condropatia. Tenha isso em mente! A hipertrofia do vasto medial oblíquo também é necessária. Converse sobre isso com o seu fisioterapeuta ou personal trainer. Lembre-se que, caso pare de trabalhar essa musculatura, os sintomas da condropatia patelar podem voltar.
Evite sobrecarregar os joelhos ou praticar atividades de alto impacto. Em especial, durante o período de tratamento, adote exercícios de alongamento. Ao alongar os músculos de trás da coxa, reduzimos a pressão daquela cartilagem desgastada. Não se esqueça de sar sapatos confortáveis e adequados!
Evite passar muito tempo com os joelhos flexionados e, se possível, evite as escadas. Quem sofre de condromalácia patelar á deve ter notado, inclusive, que descer degraus é bem mais incômodo que subir.
E a dica de ouro é perder peso. Excesso de peso pode atrapalhar diversas frentes de nossa saúde, mas ninguém sofre mais que nossos joelhos. Ao perder peso você reduz a carga que ele precisa suportar.
Leia aqui o nosso texto introdutório sobre joelhos.
Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!
Siga nossas redes sociais para mais informações: