Ter uma postura correta significa melhorar a qualidade de vida, porque melhora a autoestima, reduz a dor nas costas e melhora sua aparência, uma vez que a gordura localizada se redistribui por toda cintura e não fica centralizada na barriga, causando melhor conforto corporal. Somado a tudo isso a boa postura previne problemas relacionados à coluna em muitos casos.
Nada melhor do que algumas dicas para lembrarmos de como podemos nos ajudar durante o dia, são elas:
1 – Identifique a postura correta:
De lado para o espelho desenhe um linha que passa pela sua orelha, desce pelo ombro, quadril, joelho e tornozelo. Sua coluna não deve ficar reta, nós temos nossas curvaturas fisiológicas e devemos mantê-las para melhor distribuição de carga por toda a coluna. Basta concentrar-se em manter as costas não curvadas, o queixo elevado, os ombros pra trás e o peito pra fora. Manter o corpo neste formato não provoca dores, pode apenas cansar, pois, o corpo não está acostumado à esta posição – e inclusive previne as dores e complicações que a coluna arcada traz de consequência.
2 – Sente-se da maneira correta.
Evite sentar “largado” na cadeira ou deitar sobre a mesa de trabalho. Mesmo que convidativas para relaxar, estas posições são um verdadeiro problema para a saúde da sua coluna. Ao sentar, mantenha sempre as costas completamente encostadas na cadeira. Os dois pés devem encostar o chão por inteiro, com as pernas levemente afastadas entre si (nunca cruzadas). Mantenha os ombros ligeiramente para trás e os braços esticados ao longo do corpo ou com os antebraços apoiados na mesa.
3 – Faça pausar regulares de sentar
Mesmo se você praticar a postura perfeita enquanto está sentado, é importante fazer pausas freqüentes . Sentado por longas horas na mesma posição pode fazer você se sentir drenado e tenso, e até mesmo causar dor no pescoço e nas costas.
Ela também pode causar redução do fluxo sanguíneo, aumento do estresse, a criatividade reduzida e torná-lo menos enérgico.
Você precisa ter em mente que seu corpo não é projetado para sentar-se durante todo o dia. Assim, após a sessão por uma hora, levante-se e esticar, passear, fazer um pouco de exercício ou simplesmente ficar no lugar por pelo menos 5 minutos.
Se você está propenso a esquecer fazer pausas quando absortos no trabalho, definir lembretes no seu telefone ou computador ou colocar uma nota em um local onde você sempre vai vê-lo.
4 – Adeque seu ambiente de trabalho.
Dificilmente você trabalhará em um local que se encaixe por completo às especificidades do seu corpo. Neste caso, é necessário fazer pequenas adaptações para que a saúde não seja posta em risco. O queixo deve se manter paralelo ao chão ao olhar para a tela do computador. Caso seu monitor seja muito baixo, use um livro como calço. Opte sempre por cadeiras com ajuste de altura, para que ambos os pés consigam alcançar o chão por inteiro e mantenham as costas eretas. Em casos de cadeiras fixas muito altas, apoios para os pés são necessários. Para quem lê e escreve com frequência, um suporte de livros é uma boa ideia: quando inclinada, a cabeça oferece um peso de até 13kg para a coluna, que responderá com dores nos ombros, pescoço e costas.
5 – Cuidado com as bolsas pesadas!
Evite a todo custo as bolsas de um ombro só, e esforce-se para carregar o menor peso possível. A melhor alternativa é a bolsa de tamanho médio, que pode ser segurada com as mãos. Caso precise de mais espaço, opte pelas mochilas de alça grossa, regulando a altura para que não ultrapasse o início do quadril e vestindo sempre ambas as alças.
6 – Não se sente imediatamente após uma refeição
Sentarmo-nos ou deitarmo-nos imediatamente após uma refeição terá forçosamente um impacto negativo na nossa postura: o sistema digestivo perde capacidade de manter um nível ótimo de funcionamento quando estamos sentados. Se isto acontece, sentimo-nos enfartados, com o estomago apertado e tornar-se-á difícil manter a correção postural neste caso.
7 – Ao Dirigir
Coloque uma almofada sobre o assento para dar suporte à lombar e evitar dores musculares. Alinhe os joelhos com os quadris e apoie o torso contra o encosto do banco, endireitando a coluna ao máximo. Os pés devem alcançar os pedais de forma que os joelhos fiquem levemente flexionados. A distância do volante também permite a livre movimentação dos braços e uma leve dobra dos cotovelos.
8 – Usar sapatos com saltos baixos e largos
Saltos altos estão na moda e são muito populares entre as mulheres, mas eles simplesmente não são bons para a sua postura.
O uso de sapatos de salto alto por um longo tempo tem um custo para sua coluna, tornozelos, quadris, joelhos e pés, que por sua vez altera a sua postura e a marcha.
Um artigo de 2009 publicado no Journal of the American Medical Association Podiatric destaca os efeitos negativos da altura do salto na marcha, na postura, na cinética e na cinemática do pé, tornozelo, joelho, quadril e coluna vertebral.
9 – Faça exercícios físicos.
A pratica de exercícios fortalecem a musculatura e alongam o corpo. Dentre as boas opções para favorecer a coluna, temos o yoga, o pilates, a musculação e a natação, em geral atividades que trabalhem os dois lados do corpo.
10 – Exercite a postura ao andar.
Acostume-se a caminhar de cabeça erguida, olhos fixos à frente, ombros para trás e peito para fora. Evite inclinar a cabeça para frente. Depois que caminhar em boa postura torna-se um hábito, manter o corpo alinhado ao sentar ou ao dormir se torna muito mais simples.