Postura corporal tem por definição o conceito de posicionamento dos seguimentos corpo no espaço, dependente de reflexos miotáticos, labiríntico, epitelial e visual para que não haja exceto e sobrecarga sobre o individuo e suas articulações, evitando o desgaste desnecessário. A postura corporal é dependente também das adaptações relacionadas ao sistema neural e musculoesquelético, sendo assim dividimos a postura corporal em estática e dinâmica As características individuais e fatores extrínsecos influenciam de maneira significativa na postura corporal, tais como a personalidade, gênero, idade, etnia, atividades de vida diária, ambiente, temperatura e até mesmo a saúde mental. Os sujeitos que são submetidos a uma sobrecarga superior ao limite de sua massa corporal e que não seguem os critérios de ergonomia podem sofrer lesões graves.
Vale lembrar também que condições adversas clinicas e doenças, maus hábitos no cotidiano podem causar má postura.
E devemos mantem nossa postura o mais próximo do ideal possível, pois a postura correta nos traz mais benefícios do que imaginamos:
Confiança e boa aparência
Com o corpo mais ereto é possível obter resultados imediatos, como parecer mais alto e sem dúvidas mais magro. Além disso, diversos estudos já comprovaram que a postura influencia positivamente na aparência, oferecendo mais segurança e confiança à pessoa.
Poder
Pessoas com boa postura, passam uma imagem de poder e dominação, pois a sua confiança e segurança refletem diretamente no comportamento e atitudes.
Boa respiração
Manter a postura ereta auxilia na abertura das vias aéreas, garantindo uma respiração adequada. Desta maneira, o oxigênio circula livremente através do sistema cardiopulmonar.
Perda de peso
Sim! É possível perder peso mantendo uma postura adequada. Cerca de 350 calorias são eliminadas por dia simplesmente por estar na posição vertical de forma correta. Isso ocorre porque a tensão é eliminada fazendo com que as atividades do corpo tenham um melhor funcionamento.
.Adeus à dor nas costas
A postura correta é fundamental para eliminar a dor nas costas e no pescoço, uma vez que a circulação sanguínea passa a ser completa e os músculos perdem a tensão que causam os incômodos.
Aumento na capacidade de concentração
Com a respiração correta, o corpo produz maior oxigenação no cérebro e aumenta a capacidade de pensamento, ideias e concentração. A memória também é positivamente afetada pela boa postura.
Bom humor
Alguns testes e experimentos, comprovaram que a postura correta influencia diretamente no humor, aumentando a energia e a capacidade de produzir pensamentos positivos.
Redução do estresse
O estresse não só causa uma postura inadequada, como o perpetua. Estudos comprovaram a postura correta quando a pessoa está sentada, ajuda a manter a autoestima, bom humor e redução de pensamentos negativos, eliminando o estresse e tensão. Com isso, conclui-se que a posição sentada pode ser uma grande aliada ao combate contra o estresse.
Aumento na produtividade
Quando sentado de forma correta, a pessoa permanece alerta, mais concentrada e consequentemente mais produtiva.
Evita complicações na saúde
Uma má postura pode oferecer danos e complicações severas na saúde, como o aumento na hérnia de disco, dores nas costas, má circulação sanguínea, entre outros. Além disso, ao longo dos anos de postura incorreta, é possível que a pessoa obtenha um “desleixo” permanente, impossibilitando o conserto da coluna.
Para melhorar e corrigir a postura, é essencial encontrar motivação. Lembre-se de sempre se sentar corretamente e buscar móveis que favoreçam o conforto e o bem-estar da coluna. Sempre que possível, realize massagens relaxantes. Isso ajuda a eliminar a tensão do corpo e ativar os tecidos das costas.
Cultivar hábitos e pensamentos positivos e fazer exercícios regularmente também são grandes aliados de quem busca a postura adequada e um estilo de vida mais saudável