Dor de cabeça: saiba diferenciar alguns tipos

  • 24 de novembro de 2020
cefaleia

Você sabia que existem diversos tipos de dores de cabeça e que o diagnóstico correto influencia diretamente do sucesso do tratamento? E que muitas pessoas dizem ter enxaquecas, mas nem sempre esse é o diagnóstico correto? Vamos aprender um pouco mais sobre os tipos mais comuns de dores de cabeça.
As cefaleias são divididas em duas sub classificações, as cefaleias primarias, que são aquelas que a dor de cabeça é a real causa da dor e as cefaleias secundárias, que são aquelas que a dor de cabeça é apenas um sintoma de outra região do corpo.
Dentre as primarias, as mais conhecidas são a enxaqueca (ou migranea) e cefaleia do tipo tensional (CTT), dentre as secundárias mais comuns temos a cervicogênica (origem na cervical) e a cefaleia relacionada à distúrbios temporomandibulares (DTM).
Agora que você já sabe um pouco sobre alguns tipos de cores de cabeça, vamos te mostrar a diferença entre cada uma:
A ENXAQUECA é a 2º dor de cabeça mais comum e tem uma característica de ser uma dor pulsátil ou latejante em apenas um lado da cabeça, sendo que a dor pode durar de 4 a 72horas e apresenta fotofobia, fonofobia ou osmofobia (sensibilidade a claridade, barulhos ou cheiros).
A intensidade da dor varia de moderada a severa e é a mais incapacitante de todas. Alguns pacientes podem apresentar aura, que é um fenômeno neurológico reversível no qual a pessoa apresenta principalmente a visão borrada, sendo comum uma mancha no campo visual mais lateral que aumenta para a região central; Essa aura dura entre 5 a 60 minutos e acontece horas ou minutos antes da crise de enxaqueca.
Já a CTT é a mais comum das dores de cabeça e se apresenta como uma dor de ambos os lados da cabeça, varia de intensidade leve a moderada e tem relação direta com os músculos do crânio (saiba mais sobre a CTT nesse artigo)
A cefaleia cervicogênica, como o próprio nome diz, a dor tem início na cervical ou no ombro e depois segue para o mesmo lado da cabeça (e isso não muda entre as crises), além do paciente apresentar diminuição dos movimentos da cervical de rotação e extensão.
E por fim a cefaleia secundária a DTM é aquela dor de cabeça que é agravada pelos movimentos da mandíbula ou por alguma parafunção (bruxismo, roer unha, morder tampa de caneta, etc) ela pode estar presente em apenas um lado da cabeça, mas é mais comum dos dois lados.
Agora que você já sabe diferenciar um poucos alguns tipos de dor de cabeça, você sabe nós dizer qual é o seu tipo de dor de cabeça?
E lembre-se, não é normal viver com dor, sempre procure o diagnóstico correto e o tratamento adequado para seus sintomas, não fique dependente de remédios sem prescrição médica, pois isso pode lhe causar piora da dor no futuro.

Criação de sites by H2Web