Dor nas costas: mulheres sentem mais do que os homens

  • 30 de março de 2021
dor nas costas na mulher

Pesquisa revela que mulheres se queixam mais de dores do que homens:

Dor lombar, sensação de coluna travada, formigamento nas pernas… Sintomas comuns de quem sofre deste mal que é a dor nas costas. Mas por que será que as mulheres sofrem mais?

Alterações hormonais, uso excessivo de salto alto, gravidez, seios volumosos, estes são alguns fatores que favorecem para o aparecimento da tão sofrida dor nas costas.  A prova está quando se fala em escoliose, por exemplo, que acomete mais mulheres que homens, chegando a uma parcela muito pequena, beirando 0,2% da população de homens com escoliose, e nas mulheres este número já sobe para 2 e 4%.
É muito importante que a mulher mantenha hábitos saudáveis, uma rotina de atividades físicas com acompanhamento profissional, acompanhamento médico para realização de exames de rotina e reposição hormonal em ultimo caso, quando necessário, são fundamentais para manterem-se livres das dores.
A coluna é uma estrutura complexa, composta por 33 vértebras que precisa de sustentação e mobilidade. Esse eixo, quando está desalinhado começa a reagir ao desequilíbrio e a dor é a manifestação do nosso corpo de que há algo errado.
Mas por que será que as mulheres são as que mais sofrem?

Gestação
Além das alterações hormonais, a gravidez traz modificações na estrutura corporal. O aumento de peso e a pressão nos órgãos interferem diretamente nas costas.

Bolsas pesadas
Bolsas pesadas e cheias de acessórios são grandes inimigos das costas, já que todo peso incide em apenas um ombro. O ideal é alternar os ombros, levar as bolsas nas mãos ou optar por acessórios menores.

Salto alto
O salto altera a posição natural da coluna. O calcanhar elevado impulsiona o peso do corpo para frente, alterando o centro de gravidade, causando desequilíbrio das cadeias musculares e colocando a coluna em sofrimento . Escolha saltos menores e mais largos e use por períodos mais curtos ao longo do dia.

Período menstrual
As cólicas menstruais também trazem dor lombar. Compressa morna nessa região é uma boa opção para o alívio da cor.

Osteoporose
A osteoporose tem a tendência de ser mais comum em mulheres do que em homens, por fatores hormonais, genéticos e fenótipos l. Essa doença enfraquece os ossos da coluna e de ossos longos.

A explicação é bem simples, ainda mais em tempos de pandemia, em que a dupla jornada foi extremamente desgastante ajudou para aumentar este fator. O aumento dos afazeres domésticos, a má posição ao trabalhar em home office, brincadeiras com os filhos, descuido na hora de se sentar, digitar ou carregar materiais pesados contribuíram, e muito, para as dores.

Vivemos 2020 um ano atípico e que realmente ele viu um aumento nas queixas de dores lombares em sua clínica, o método de recuperação da dor e reabilitação na fisioterapia, RPG e na quiropraxia trouxe um alívio para estas mulheres que não estavam acostumadas a tanta sobrecarga, a pandemia de uma hora para outra mudou a rotina dessa mulher.

A reeducação postural global é um dos métodos mais conhecidos para tratar a dor nas costas. Além disso, a prática de exercícios, alongamento muscular combinado com a respiração, auxilia nos casos de lesões em geral. O Pilates também pode ser uma alternativa para aliviar as dores e ganhar mais força na região.

O Pilates traz muitos benefícios como o aumento da flexibilidade, da circulação sanguínea, do condicionamento físico, melhora na manutenção da postura, coordenação motora, equilíbrio e redução de dores de forma geral.

A Fisioterapia através da musculação terapêutica também pode aliviar algumas dores crônicas, além de funcionar como forma de reabilitação. Pode ser realizada em pessoas de todas as idades, protege a articulação e melhora a força muscular.
Manter o corpo ativo ainda é a palavra chave desta pandemia, procurar realizar atividades físicas estimula o bom funcionamento muscular, distribui o peso corretamente sobre o eixo de sustentação corporal e fortalece o corpo. A atividade física auxilia na melhor postura e coordenação motora, além de ser uma aliada para saúde mental e imunidade.

Confira algumas dicas para evitar as dores nas costas:

Corrija a postura – preste atenção na forma como senta, se abaixa ou se levanta. Muito cuidado ao buscar objetos no chão. Alguns exercicios podem ser feitos como deste vídeo.

Home Office – Seja no trabalho ou em casa, fique atenta a forma que se senta ao computador, mantenha a coluna reta, alinhada a cadeira. Evite trabalhar na cama ou no sofá.
Na hora de dormir – procure dormir de lado e colocar um travesseiro entre as pernas e outro na largura do ombro, cuidado com a altura da cabeça.

Hábitos saudáveis só trazem benefícios a longo prazo, escute o seu corpo, e a qualquer sinal de dor, uma lesão que não melhora ou uma dor que te faz acordar no meio da noite, procure por ajuda.

 

 

Este texto foi uma produção da jornalista Cris Di Leva

Criação de sites by H2Web