Não é segredo para ninguém que muitos passam horas cobiçando o tão sonhado tanquinho. Mas será que deixar a barriga com aquela estética invejável tem alguma vantagem, além do Projeto Verão?
Vamos pensar em tudo o que cerca o nosso abdômen, do ponto de vista muscular. Só para constar, você já tem o tanquinho naturalmente. Exato, você já o tem, o problema é que, em geral ele fica coberto por uma capinha de gordura que ninguém gosta.
Os músculos abdominais desempenham diversas funções em nossos corpos. Primeiramente, estão ao redor de muitas vísceras e não dá para ficarmos com aquelas partes moles batendo de um lado para o outro. Vale lembrar, também, que o abdômen não é só aquela parte do tanquinho. Possuímos basicamente três grupos de musculatura ali:
Reta: o popular tanquinho, mesmo;
Transversa: que é a musculatura mais profunda e mais difícil de se trabalhar;
Oblíqua: que fica na região da cintura.
O que esses três grupos têm em comum? São todos responsáveis pela manutenção de nossa postura. É muito difícil encontrar uma postura relativamente boa se o teu abdômen não for suficientemente preparado. Entenda: existem pessoas com a musculatura abdominal muito bem desenvolvida e que não apresentam a barriga de tanquinho. Pare de se tratar como a um blogueiro fitness.
E como cuidar do abdômen?
Você tem ali um grupo muscular como qualquer outro e que, geralmente, é tratado pelos marombeiros de Youtube de uma maneira apenas estética e superficial. É claro que é bacana ter um corpo que te agrade, como já dissemos diversas vezes aqui no blog. Mais importante que um corpo agradável aos olhos, é um corpo funcional. O corpo perfeito, mesmo, é aquele que é desenvolvido e trabalha, exclusivamente, para o teu bem-estar e vida em plenitude.
Além dessa musculatura é muito importante cuidar dos músculos da coluna, mas isso é um assunto para outra hora.
Cuida do teu tanquinho! Ele já está aí!
Leia aqui nosso texto sobre postura!
Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!
Siga nossas redes sociais para mais informações: