O que a tua posição ao dormir faz com o teu corpo?

  • 13 de novembro de 2018

Dormir é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores prazeres que temos. Se você já precisou se privar do sono por algum motivo, experimentou momentos nada confortáveis e, seguramente, sofreu alterações de humor e comportamento. Como sempre ressaltamos no blog, cada indivíduo comporta-se de maneira única. Enquanto alguns precisam de infinitas horas de sono, outros sentem-se renovados após um curto período de repouso.

 

Além do tempo de repouso, outras variáveis são aplicáveis a alguns e, completamente, impossíveis para outros. Há pessoas que só pegam no sono se estiverem em um breu absoluto, outros não importam-se com a claridade; o barulho pode limitar o sono para os que são mais sensíveis, enquanto passa despercebido para outras pessoas.

 

Você pode conversar com centenas de pessoas e vai sempre descobrir uma nova maneira ou uma mania estranha a respeito do sono. Um dos temas mais falados é sobre a posição em que dormimos. Estou seguro que a tua posição é muito diferente da minha, que é muito diferente de um terceiro. O que passa por nossas cabeças é: existe posição correta para dormir?

 

As posições mais comuns são a fetal, a tronco e a de queda livre. A posição fetal é a primeira, onde a pessoa enrola-se como um feto, e há os que relacionam a posição à sensação de proteção e conforto materno. A de tronco é a posição com o corpo completamente estendido, normalmente de lado. A de queda livre é com a barriga para baixo e os braços na altura da cabeça.

 

Não existe uma posição correta ou errada, tudo é muito relacionado ao conforto que sentimos em cada uma delas. Aqui, colocaremos algumas sugestões para que essas posições sejam mais agradáveis e menos prejudiciais.

 

Caso você só consiga dormir em queda livre, o pior inimigo é o travesseiro. Ocasionalmente, problemas cervicais podem vir dessa posição. Um apoio sobre a cabeça é um fator que desestabiliza e pode trazer diversas complicações.

 

Para as posições de lado, o ideal é que a cabeça esteja alinhada, como se você estivesse de pé. Além disso, colocar um travesseiro entre as pernas ajuda a alinhar melhor o tronco e diminuir possíveis tensões.

 

Se você pertence à minoria que dorme de barriga para cima, travesseiros baixos e algum outro suporte nas pernas podem ajudar a relaxar muito melhor.

 

Seja qual for a posição que você prefira, cuidar bem da postura é algo a ser feito vinte e quatro horas por dia, e só um fisioterapeuta pode nos orientar individualmente em diversos contextos de nossas vidas. Entre em contato e converse com um especialista.

 

E tenha bons sonhos!

 

Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!

 

Siga nossas redes sociais para mais informações:

 

Santibras Fisioterapia

Dan de Araújo

 

Criação de sites by H2Web