Assim como no texto sobre bursite, artrite é um termo que escutamos com muita frequência e, por vezes, não entendemos do que se trata. Em primeiro lugar, precisamos entender o que é artrite e, mais especificamente, o que é artrite reumatoide.
Caso não tenha lido o texto sobre bursite, clique aqui.
Artrite é a palavra utilizada para descrever enfermidades que afetam as articulações. Existem centenas de tipos de artrite, os mais comuns são a osteoartrite e artrite reumatoide. A osteoartrite costuma acometer as pessoas durante o envelhecimento e, comumente, afeta joelhos, bacia e dedos. A artrite reumatoide pode acometer pessoas de diferentes faixas etárias e origens étnicas. Este texto tratará sobre a artrite reumatoide que, atualmente, é enfrentada por quase um milhão de brasileiros.
A AR costuma afetar pessoas com mais de 40 anos, mas não exclui sua manifestação a qualquer idade. É mais comum em mulheres e seus motivos são, também, múltiplos. A doença não é fatal, mas a taxa de mortalidade entre quem tem AR é mais alta que a dos demais; isso acontece devido aos tratamentos e limitações que ela traz.
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, isso quer dizer que é causada por uma disfunção do sistema imunológico, que passa a atacar uma membrana que auxilia na lubrificação de nossas articulações. Com a ausência de lubrificação, ocorre a inflamação que em outros casos seria combatida e curada, mas no caso da AR, a membrana continua a ser atacada.
O diagnóstico é feito por um reumatologista, através de exames específicos. Abaixo, listamos alguns dos sintomas da AR:
Rigidez pela manhã;
Articulações avermelhadas e inchadas;
Falta de apetite;
Rigidez muscular e articular.
A artrite reumatoide pode ter motivos genéticos, infecciosos ou adquiridos. O tabagismo e a obesidade são tidos como fator de risco para a AR.
A artrite reumatoide por enquanto não pode ser curada, mas todos os seus sintomas incômodos podem ser suavizados e, muitas vezes, suprimidos. A fisioterapia e terapia ocupacional são importantes aliados aos pacientes com AR. O fisioterapeuta pode trabalhar todos os aspectos limitadores da artrite, sejam eles por dor ou de cunho mecânico, com o intuito de facilitar a vida de seu paciente com AR. Exercícios e terapias podem fazer com que a pessoa com artrite passe anos sem sentir o peso dessa doença tão cruel.
Caso conheça alguém que foi diagnosticado com artrite reumatoide, recomende a fisioterapia imediatamente.
Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!
Siga nossas redes sociais para mais informações: