Dores que aumentam no frio, o que fazer?

• 1 de junho de 2021
frio e dor

A essa altura do ano, já podemos sentir a aproximação do inverno. Para muitos o frio traz alegria, há outros que o detestam. E ainda há aqueles que sofrem com dores das mais diversas. Quem nunca escutou um ‘é só mudar o tempo que a dor volta’ que atire a primeira pedra. Mas será que existe, de fato, uma relação entre as dores e a temperatura?

Esse é um tema que já foi levantado aqui no blog.

Caso nunca tenha ouvido falar de Hipócrates, o pai da medicina, saiba que ele foi um estudioso que viveu no século V – antes de Cristo. Em seus relatos, existem diversas doenças e mesmo estatísticas relacionando a temperatura com diversos tipos de dores crônicas. Chamava esses tipos de dor de ‘doenças de vento e umidade’.

O frio nos causa uma série de adaptações fisiológicas para proteção. Há contração muscular e vascular, o que acarreta numa diminuição do fluxo sanguíneo nas extremidades de nossos corpos. Essa diminuição reduz a ação dos receptores de calor nas articulações e podem aumentar a percepção dos receptores de dor que possuímos. Isso acaba sendo um dos grandes problemas das baixas temperaturas. E não são apenas os mais velhos que sofrem com essas alterações.

No caso de pessoas com artrite, por exemplo, o frio é um importante agravante. Pessoas com dores crônicas podem utilizar, nos dias mais frios, os mesmos recursos de Jéssica. Tomar banhos quentes ou mesmo colocar compressas quentes sobre o foco da dor podem amenizar sua intensidade.

Nossa posição é sempre a mesma: de nada adianta tratar uma dor se não é tratada a causa. Existe, inclusive, um procedimento cirúrgico de substituição nas articulações por alguma liga metálica. A cirurgia é o último recurso, e só deve ser usado em casos extremamente crônicos.

Aqui vão algumas dicas do que você pode fazer para amenizar a dor por conta do frio:

1. Pratique exercícios

No inverno as pessoas tendem a se mexer muito menos, o que também contribui para o surgimento das dores. A prática de exercícios faz com que o seu corpo fique inteiramente aquecido, fazendo o sangue circular pelos extremos também.

Alguns minutos por dia são suficientes para promover o fortalecimento dos músculos e das articulações, assim como aumentar a lubrificação dessas áreas.

2. Aqueça seu corpo

O inverno é o momento ideal para consumir bebidas quentes como sopas e chás. Além de ser algo muito prazeroso, essa prática também ajuda o corpo a se manter aquecido.

Use roupas bem quentes e proteja os extremos (como pés e mãos), sempre prezando pelo conforto. Peças muito apertadas, especialmente nas áreas doloridas, podem agravar o incômodo.

3. Faça compressas quentes

Como vimos, as dores no frio ocorrem em função de uma dificuldade do corpo de aquecer determinada região, o que ocasiona a dor. Sendo assim, uma opção viável é fazer uma compressa quente na região dolorida.

Essa ação fará com que os músculos, tendões e ligamentos sejam descontraídos, aliviando a pressão nas articulações ao passo que o sangue começa a circular melhor pela área afetada.

4. Aposte em massagens

Outras forma de relaxar os músculos e articulações e conseguir um alívio para as dores no frio é através de massagens.

As automassagens suaves, com aplicação de uma pressão moderada, são capazes de estimular os receptores que ficam localizados abaixo da superfície da pele.

Esses receptores, por sua vez, liberam hormônios responsáveis pela redução do estresse, como é o caso da serotonina. Com esse efeito, diminui-se a sensação de dor ao promover o relaxamento e prazer da área.

5. Trate as doença que causa as dores

Se você sofre de artrite, por exemplo, é essencial seguir o tratamento indicado para que as dores não te incomodem ou se intensifiquem.

Certifique-se de tomar os medicamentos prescritos para o problema, assim como realizar os procedimentos recomendados pelo seu médico, como fisioterapia ou cirurgia.

6. Fique atento se a dor persistir

Se mesmo após todos esses cuidados você ainda percebe que suas dores são persistentes e ficam ainda mais evidentes no frio, é essencial buscar ajuda médica e realizar o tratamento adequado.

A fisioterapia, sim, apresenta resultados eficazes para quem sofre com essas dores chatas, trazidas por ‘vento e umidade’, como dizia Hipócrates. Se você sofre, em algum nível, com elas,