MÉTODO FMF: Desempenho e bem-estar

  • 20 de março de 2018

No último texto, falamos sobre as similaridades entre manutenção de uma aeronave e do teu corpo. Caso não esteja lembrado, confira AQUI. E, ainda sobre manutenção de corpo, vamos falar um pouco mais sobre o método fmf como tratamento preventivo.

Como explicado anteriormente, esse método foi desenvolvido por dois fisioterapeutas brasileiros e é exclusividade nossa. Um produto nacional que está revolucionando a relação de muita gente com o próprio corpo. A facilitação músculo-fascial deixa nossos corpos a todo vapor, seja qual for a tua atividade física preferida.

 

“Mas eu não sou um atleta profissional, o fmf é para mim?”

Sem dúvida alguma. Nós, enquanto amadores, somos muito mais suscetíveis às lesões decorrentes de esportes. O grande erro é pensar que, por sermos “atletas-de-fim-de-semana”, devemos dar menos importâncias aos sinais que nossos corpos dão. Muitas vezes, não sentimos nenhum incômodo, mas uma simples mudança na execução de uma atividade – ou até mesmo na postura em repouso – pode ser o fator determinante para dizer se você ainda praticará a atividade até o fim da vida ou por mais alguns meses.

 

A falta de preparo e paciência, levou Felipe a procurar pelo fmf:

“Eu comecei o crossfit há mais ou menos um ano, antes só puxava ferro. Nunca imaginei que tivesse algum problema. Depois de um mês, comecei a sentir fortes dores em um dos ombros. Foi aí que descobri o fmf.”

Felipe Almeida, 42 anos.

 

“O Felipe sentia essas dores porque fazia o movimento errado e acabava sobrecarregando o ombro. Foi preciso realinhar as fibras dos músculos de suas costas para um movimento mais efetivo,também foi feita uma readequação ao movimento, para que o ombro não sofresse mais com essa dor.”

Santiago Munhos, um dos desenvolvedores do fmf.

 

Os objetivos da facilitação são direcionados ao trabalho de cadeias musculares. Como já dissemos no último texto, a fáscia é uma camada entre a pele o músculo, que por muitas vezes nos limita os movimentos.

Essa liberação pode causar um pouco de dor. Os fisioterapeutas também pensaram nisso e você não precisa se preocupar. A dor é bem amenizada e os resultados são incríveis. Após essa “penteada” nas fibras musculares, seus nódulos são quebrados, permitindo que os músculos executem contração completa.

 

“Às vezes, quando o músculo está preso por causa da fáscia, a contração não é total. E foi a partir disso, começamos a desenvolver a técnica. Acabamos por somar várias teorias e as colocamos em prática. Não existe nenhum outro lugar que aplique a fmf.”

Santiago Munhos

 

Além de ser extremamente inovadora, a fmf pode ser o fator determinante para que você possa desempenhar as atividades esportivas ou de rotina sem limitações. Conheça a técnica e veja no que ela pode te ajudar clicando aqui.

Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago  Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!

Criação de sites by H2Web