A quiropraxia vem sendo muito difundida nos últimos anos aqui no Brasil, conheça um pouco da sua história e suas indicações:
Manuscritos chineses e gregos de 2700 a.C. e 1500 a.C. mencionam formas rudimentares de manipulação articular e manobras articulares nos membros inferiores do corpo humano a fim de aliviar dores lombares. Hipócrates, “pai da medicina”, que viveu entre 460 a.C. a 377 a.C., publicou textos em que detalha: “adquira mais conhecimento sobre a Coluna vertebral, pois é a origem de muitas doenças”.
Sua organização e fundação foi realizada por Daniel David Palmer, em Davenport, Iowa nos Estados Unidos da América no ano de 1895, Dr. Palmer foi autodidata, assíduo leitor de jornais científicos de sua época, especialmente os que abordavam Anatomia Humana e Fisiologia Humana, adquirindo um excelente conhecimento sobre saúde e Medicina de sua época. Em 1897 foi fundada a Palmer School of Chiropractic, a primeira escola de Quiropraxia no mundo; atualmente é uma faculdade conhecida por Palmer Chiropractic College e estabelecida em Davenport, Iowa nos Estados Unidos da América.
O termo Quiropraxia deriva de duas raízes gregas: “Quiro” (mãos) e “Praxis” (praticar), ou seja, “praticar com as mãos”. A técnica lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de problemas no sistema neuro-músculo-esquelético, bem como seus efeitos na saúde em geral. A técnica permite que sejam feitas correções posturais, alongamento da musculatura e alívio das dores.
As atividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e posturas viciosas podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal. Isso é chamado de disfunção articular ou complexo de subluxação vertebral. Com o tempo, estas alterações podem afetar as vértebras, músculos e a função do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a osteoartrose, por exemplo.
A prática clínica do quiropraxista é composta por técnicas manuais, orientações de hábitos, técnicas posturais, e prescrições de exercícios específicos. Tendo ênfase no ajustamento articular que restaurará a função da articulação e permitirá que seu corpo funcione harmonicamente, sem interferências na troca de informações entre o cérebro e o corpo através dos impulsos nervosos.
O melhor da quiropraxia é que ela é indicada a todos, praticamente não há contra-indicação. Crianças, mulheres grávidas, adolescentes, atletas, funcionários de escritórios, estudantes, famílias, idosos, VOCÊ. Pessoas que têm problemas de saúde e querem melhorar a sua capacidade natural de cura; Pessoas que querem maior resistência às doenças, melhor desempenho esportivo, mais energia, bem-estar emocional, relaxamento maior e melhor qualidade para a vida.