FISIOTERAPIA PREVENTIVA E TERCEIRA IDADE

  • 3 de julho de 2018

A ciência avança cada vez mais rápido, o que nos traz milhares de benefícios na área da saúde. O estilo de vida difundido como saudável é bem mais adequado que os recomendados até o fim do século XX. No Brasil, a mortalidade infantil e a taxa de natalidade foram reduzidas, mas nada mais expressivo que a nossa atual expectativa de vida. Em 1991, era de 66 anos. Hoje, ganhamos mais tempo e a taxa é de 76 anos. Mas ganhar tempo é ganhar qualidade de vida? O que podemos fazer para que esse tempo extra seja melhor aproveitado? Será que a fisioterapia pode ajudar os idosos a viver melhor? É possível preparar-se para uma terceira idade mais saudável?

 

A primeira coisa que devemos pensar sobre vida saudável é a mudança de hábitos. Milhares de fatores podem alterar a maneira de envelhecermos. Alimentação adequada é, sem dúvida, uma das principais. A prática de atividades físicas pode ser um fator decisivo nesses anos extra que podemos ter. E, também muito importante, a prevenção. Aqui no blog sempre ressaltamos que prevenir é o melhor tratamento para qualquer problema.

 

A essa altura, você pode já conhecer a fisioterapia preventiva. Caso não conheça, leia o artigo ao final deste texto.

 

Já é mais que provado que muitas enfermidades podem ser melhoradas com a fisioterapia; com o passar do tempo, desenvolvemos algumas limitações físicas que podem acarretar em uma mudança em diversas outras áreas. Nossos ossos, músculos e tendões passam a não ser mais tão fortes quanto antes e, para alguém que nunca praticou atividades físicas, passa a ser uma missão cada vez mais complicada.

 

A fisioterapia preventiva na terceira idade pode melhorar funções locomotoras, além de controlar alguns efeitos causados por outras patologias, geralmente, oriundas do envelhecimento. As técnicas são aplicadas de acordo com a necessidade de cada um, desenvolvendo aspectos individuais que precisam ser trabalhados, com a finalidade de reabilitar o paciente e prover um aumento em seu bem-estar físico, psíquico e emocional; afinal, quem não se sente melhor com a saúde em dia?

 

E se você ainda não está na terceira idade? Melhor ainda! A fisioterapia preventiva pode te proporcionar um envelhecimento mais saudável desde já, como um investimento a longo prazo. Por mais jovens que possamos ser, estamos ficando mais velhos a cada dia, e cuidar para que esse processo seja o menos traumático possível está nas tuas mãos. Conheça as técnicas que melhor se aplicam a você e ao seu estilo de vida. Converse com um fisioterapeuta e veja o que ele pode fazer por você.

 

Conheça aqui, um pouco mais sobre a fisioterapia preventiva. E não deixe de entrar em contato caso tenha alguma dúvida.

 

Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago  Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!

Criação de sites by H2Web