Fascite plantar, um problema que causa muita dor

• 10 de novembro de 2020

Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar (também chamada de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo, que garante o formato do calcanhar, até a base dos dedos dos pés.

É importante não confundir a fascite plantar com o esporão do calcâneo. São duas patologias diferentes, embora possam ser desencadeadas por lesões muito semelhantes: microtraumatismos e inflamação crônica na região do calcanhar, nas proximidades da inserção do tendão de Aquiles. No caso específico do esporão, surgem depósitos de cálcio abaixo ou atrás desse osso. Eles formam saliências parecidas com ganchos que lembram as esporas dos pés dos galos. Esporões do calcâneo podem provocar uma dor aguda, em pontada, que piora com o movimento e melhora com o repouso.

Geralmente, a fascite plantar é um transtorno de bom prognóstico, mas a recuperação costuma ser bastante lenta.

A fáscia plantar ajuda a manter a curvatura do pé firme, graças à sua capacidade de amortecer e distribuir o impacto. Ainda não se conhece a causa exata da fascite plantar, mas na maioria dos casos, a dor forte característica do transtorno é provocada pelo estiramento excessivo da fáscia plantar ou pela repetição de microtraumatismos nessa estrutura.

Abaixo alguns fatores que podem contribuir para o surgimento da fascite plantar:

Impacto nos esportes: Muitas pessoas acabam praticando treinos com cargas muito altas ou prática de corrida sem calçado adequado, o que pode sobrecarregar a fáscia.

Salto alto: O uso contínuo de sapatos com salto pode causar um encurtamento de tendão, o que pode gerar a inflamação na fáscia. Sapatos altos podem trazer muitas outras complicações além da fascite.

Além dessas complicações adquiridas, podemos nascer com algumas configurações comprometedoras à fáscia. Pés excessivamente planos ou cavos podem ser pouco eficientes na absorção de impacto. Um fisioterapeuta pode identificar se esse é ou não o seu caso.

O diagnóstico da fascite plantar pode ser feito por um médico ou fisioterapeuta. Uma boa notícia é que um tratamento terapêutico adequado pode devolver a qualidade de vida e remover a dor e o incômodo. O processo não costuma ser rápido, mas sua eficiência é indiscutível.