O que são os meniscos, quais os tipos de lesões e tratamentos?

  • 29 de outubro de 2020

Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas em formato de meia lua que ficam na articulação do joelho, em cima do osso chamado tíbia e abaixo do fêmur. Sua principal responsabilidade é melhorar a transmissão de carga entre esses ossos para proteger sua articulação.
Em cada joelho temos dois meniscos, chamados de medial e lateral, cada um com suas particularidades, porém a literatura nós mostra que a lesão do menisco medial é a mais comum, por ser uma estrutura mais estável, além de ser frequentemente associada a lesão do ligamento cruzado anterior.
Quando ocorre uma lesão no menisco o paciente pode evoluir com dor na interlinha articular do joelho e inchaço. Pode apresentar também limitação para dobrar ou esticar joelho.
As lesões podem ser de origem traumática, normalmente associadas a movimentos torcionais e pacientes mais jovens, mas também podem ser lesões degenerativas, comum em pessoas acima dos 40 anos.
Em ambos casos, uma avaliação por um profissional especializado deve ser feita. Quando a lesão é traumática o tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo do tamanho, da idade e grau de atividade do paciente e quando a pessoa apresenta falseio no joelho, que é aquela sensação de pisar e o joelho não segurar a extensão.
No tratamento conservador é comum a indicação para a fisioterapia. Nos casos cirúrgicos, duas opções de tratamento podem ser feitas, a meniscectomia parcial ou total, ou seja, o médico irá retirar a parte lesionada ou ele inteiro, e pode ser feita a sutura meniscal. Hoje sabemos que ao retirar uma parte do menisco, ocorre uma diminuição em até 50% da área de contato o que pode levar a um aumento de 2x a 3x nas forças de contato, levando o paciente a desenvolver uma artrose precoce do joelho.
Já as lesões degenerativas não apresentam recomendação para o tratamento cirúrgico, sendo o conservador o mais indicado.
Agora que você sabe o que são os meniscos e qual a importância deles para a saúde do seu joelho, não deixe de procurar um atendimento especializado para obter maiores informações e o tratamento mais indicado para você.enisco

Criação de sites by H2Web