Que a coluna é extremamente importante você já está cansado de ouvir. Mas você dá a devida importância? Na semana passada, contamos sobre uma lesão ocasionada por carga excessiva na hora de se exercitar (você pode conferir AQUI) . Se você não exagera, ótimo! E durante o dia, você cuida da postura?
Não é necessário superpoder para saber que, ao ler a palavra ‘postura’, você já se alinhou. Excelente! Será que você consegue se manter assim até o final do dia? Aqui, vamos falar de algumas mudanças que podem ser feitas no cotidiano e te trazer benefícios por toda a vida.
No trabalho:
Para quem trabalha sentado por horas, é extremamente necessário o uso de uma cadeira confortável, que te permita apoiar a lombar no encosto, sem deslizar para a frente. Também não é bom manter o assento muito distante e projetar o tronco para a frente. É muito importante manter as solas dos pés no chão.
Fazer pausas também pode ajudar. Para o fisioterapeuta Santiago Munhos:
“Se levantar e sair dessa postura, além de evitar problemas na coluna, pode ser mais produtivo que passar muitas horas trabalhando sem parar.”
De pé:
Evite, a todo custo, apoiar-se em uma só perna. Você pode até ter uma falsa sensação de alívio, mas se houver algum problema com a tua coluna, ele pode se agravar ainda mais. O ideal é dividir o peso, apoiando-se sobre os dois pés.
Para quem usa mochila ou bolsa:
Não a levem de um lado só. Assim como não é bom apoiar-se com apenas uma perna, não é nada adequado levar o peso sobre um ombro apenas (dá uma conferida na importância de preservar os ombros clicando AQUI). Também não é interessante manter as alças muito largas, procure ajustá-las para que a mochila fique bem próxima às costas.
Na hora de carregar bolsas, muitas mulheres acabam causando o mesmo estresse, em especial se a levam sobre um ombro apenas. Procure alternar o lado e, se possível, não a combine com um salto alto. O uso de sapatos altos pode deslocar a pelve e, consequentemente, trazer ainda mais desconforto.
Para carregar sacolas com compras, a regra é a mesma: divida o peso entre os dois lados.
Na hora de dormir:
Para os que dormem de barriga para baixo, a lombar pode sofrer com a posição. Experimente dormir de lado, com um travesseiro entre as pernas. É muito confortável!
E se você já sente dores ou tem a postura prejudicada…
Existem diversos tratamentos para correção da postura.
“Eu sempre tive a postura ruim. Há dois meses, comecei um trabalho para melhorá-la e já tenho notado a diferença.”
Wagner Steffen, 30 anos.
O acompanhamento é muito diversificado. Santiago Munhos diz que “No trabalho de postura, são usadas em conjunto, rpg, pilates e outras técnicas de cadeias musculares.” É sempre muito válido consultar um fisioterapeuta e procurar saber sobre a tua postura e como melhorá-la. Se você gostaria de saber como pode cuidar melhor da coluna, clica AQUI e conversa com um especialista.
Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!