Se o meu joelho falasse…

  • 21 de agosto de 2018

Se as partes do corpo falassem, escutaríamos diversos comentários. Por exemplo,  teu pescoço imploraria para que você não passasse o dia todo olhando para a tela do telefone; a tua coluna soltaria o “tudo eu nessa casa!” com uma frequência assustadora. Mas se existe um cara que choraria, reclamaria, faria birra… esse cara seria o joelho. No geral, ele tomaria porrada como de costume, mas vez ou outra se sentiria mais castigado e, acredite, se o teu joelho falasse, você já teria sido xingado dos piores nomes. Mas o que faria dele um moço tão zangado? Vamos entender!

 

Para começar, a articulação do joelho é riquíssima e desempenha um papel fundamental em nossa locomoção.

 

Leia aqui um texto sobre a marcha humana.

 

Além dos movimentos naturais de locomoção, é bem provável que sejam eles que e seguram ao descer um degrau mais alto, subir em algo, abaixar-se para pegar objetos… são milhares as funções que esse carinha desempenha e, não raro, acaba machucado. Existem casos extremos, lembra quando falamos sobre o clec no joelho de um lutador?

 

Caso não se lembre, aqui está o texto.

 

Aquele é um caso comum e um tanto extremo sobre o quanto os joelhos podem sofrer. Assim como possui diversas funções, os joelhos têm milhares de maneiras de se lesionar. Se você percebeu dor, limitação de movimentos ou algum tipo de edema nos joelhos, está na hora de procurar ajuda.

 

Os praticantes de atividades físicas devem atentar-se ainda mais com esse aspirante a reclamão, que pode sofrer lesões de ordem:

 

Traumática: quando existe algum tipo de luxação ou fratura;

 

Ligamentares: quando há o comprometimento de algum ligamento;

 

Meniscais: que podem ser um acúmulo de razões clínicas, dos mais simples aos mais complexos e devem ser, sempre, avaliados.

 

A melhor forma de cuidar dos joelhos? Prevenção.

 

Se você já sentiu algum tipo de dor ou pratica diversas atividades e não pretende ser interrompido, busque um fisioterapeuta para que um trabalho preventivo seja realizado.

Na próxima semana, falaremos sobre algumas maneiras de detectar e evitar problemas no joelho de maneira simples e em casa.

 

Leia aqui sobre fisioterapia preventiva!

 

Dan de Araújo é escritor, professor de idiomas e biólogo. O conteúdo apresentado no texto é fruto de pesquisa, devidamente validada pelo fisioterapeuta Santiago Munhos (CREFITO 3-81224-F). Em caso de dúvidas, contate-o!

 

Siga nossas redes sociais para mais informações:

 

Santibras Fisioterapia

Dan de Araújo

Criação de sites by H2Web